quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Reflexão de Final de Ano

Esta semana estava refletindo sobre tantas coisas que me aconteceram nos últimos anos, e sobre a urgência desse momento.
Revendo meu caminho vejo que trabalhei muito, publiquei alguns livros, compramos uma casa e construímos a nova ala de Alpha Lux, reformamos a parte antiga. Fizemos diversos trabalhos assistenciais lindos, coroados com sucesso. Montei vários cursos, conheci pessoas que ficaram amigas, e outras que passaram por nós compartilhando suas historias. Virei avó, viajei, descobri um outro lado do mundo que julgava materialista, e tive a felicidade de rever conceitos, até chegar aqui para dizer para você, amigo leitor, que descobri que não temos que ter resposta para tudo.
Talvez por esta pressão sobre 2012 a vida esteja mais acelerada e por isso a urgência de respostas tome conta da gente. Será?

Já me questionei pensando se seria apenas uma impressão sugestionada pela mídia, ou se seria de fato realidade sentir que as coisas estão mais rápidas. E se o fato de vivermos na correria, de alguma forma nos trás mais insegurança.
Aliás as coisas estão rápidas sim, mas nem sempre mais sabias, ou felizes. 
Ja dizia o antigo ditado que a pressa é inimiga da perfeição. E infelizmente no ritmo da vida atual, percebo que muitas vezes, fazemos escolhas erradas por conta do stress, da pressão para acabar, para dar conta do milhão de coisas que temos que enfrentar todos os dias. Porém desacelerar não é fácil. Estamos acostumados com a correria, e assumimos que até a leituras tem que ser rápidas, objetivas, com a necessidade de soluções muito boas, eficientes e baratas. Mas qual o segredo para atingir tudo isso?
Não sei a reposta. E se você souber, por favor, me envie um e mail, uma mensagem no facebook, um Twiter ou qualquer outra comunicação.  

A urgência tomou conta da nossa vida, comprometendo o prazer, e a paz de espírito. E é somente quando somos forçados parar, é que percebemos que precisamos de descanso, de sossego, de silêncio para clarear a mente.

Além das situações externas, internamente a cobrança é tão grande que a maioria de nós vai deixando de lado coisas importantes como exercícios, meditação, orações. Impulsionada pelo desejo de soluções as pessoas abrem mão de gentileza e educação. E até na vida íntima, onde esses são requisitos básicos para uma convivência feliz deixam de cuidar daqueles amam. Alguns esquecem que lidam com sentimentos e vão atravessando as emoções alheias, sem perceber que causam mágoas e dores que podem demorar para curar.

Nessa ânsia de ter resposta para tudo, de conquistar a segurança, esquecemos que podemos ficar calados, que é muito bom ouvir as outras pessoas, e ter tempo de pensar numa resposta equilibrada.
Precisamos desesperadamente de tempo, ou será de paciência, de amor e segurança?
Porque se não somos deuses para fabricar um tempo especial para nós, que de alguma forma nos permita agir com mais luz, pelo menos a paciência podemos cultivar. E o silêncio podemos adotar.

Sim amigo, temos escolhas. Muitas escolhas para melhorar as respostas que recebemos da vida, e que colocamos como pilares para nosso dia a dia.
Você pode mudar, e eu também. 
Você pode prestar mais atenção nos seus sentimentos e observar porque fica tão ansioso, porque precisa tanto de respostas, porque tanta cobrança.
Quando paramos para pensar, para nos observar já estamos dando um passo para assumir o nosso verdadeiro poder. Aquele que não depende de perguntas ou de respostas. Aquela força que esta em nós, independentemente do nosso fracasso ou sucesso temporários. Porque felizmente a vida muda, e nós também. Mas vamos tentar fazer nossas mudanças com um pouco mais de calma, com menos cobrança, pois assim sofreremos menos com as demandas constantes que o mundo nos faz.
 Assim vamos na luz!
Um grande beijo da Maria Silvia


4 comentários :

  1. Nesta correria do dia a dia ,que aumenta consideravelmente no final do ano principalmente para mim que trabalho no comercio, ler suas palavras Maria Silvia me encorajam e fazem refletir a onde realmente quero chegar! Com certeza em 2013 estarei por ai novamente , para continuar meu processo de cura . Bjs e obrigada !!!

    ResponderExcluir
  2. Silvia, voce tem razão quando diz que só paramos quando somos forçados,pois, foia assim que aconteceu comigo neste ano de 2012.
    Na ânsia de fazer várias coisa, da necessidades que este mundo nos impõe e cobra, que nos tira o tempo para rezar e agradecer a ressureição que se faz todo dia em nossasa vidas.Por essas e outras estou a 6 meses forçosamente parada, díficil de aceitar, quando aceitei descobri coisas maravilhosas como seu site e livros entre outras coisas como a meditação do Hooponopono.Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. Olá! Vim conhecer este espaço e agradecer sua visita!
    Já estou por aqui e vou ler um pouco de suas materias, parabéns!
    Beijos, te desejo uma ótima semana e muita paz na sua casa!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  4. Nossa que final de ano corrido. São tantas coisas para arrumar, para fazer, pensar, que quase não sobra tempo para curtir o natal.
    Mas vamos na luz.
    Agradeço as "visitas"

    beijos,

    MS

    ResponderExcluir