terça-feira, 4 de maio de 2010

Fadas e Bruxas

          
         


Nos últimos tempos não sei se o tempo tem passado mais rápido, ou se cada vez tenho ficado mais ocupada. O fato é que as vezes me sinto consumida, sem conseguir fazer as coisas que gostaria, sem dar atenção que as pessoas a minha volta merecem. Penso que se deixamos essa falta de tempo tomar conta da gente, perdemos a percepção real daquilo que queremos fazer da nossa vida.
Triste não é?

Mas é um fato. Acho inclusive que não sou só eu que sinto isso. Acho que muita gente passa pelo mesmo tipo de situação. Por isso acho fundamental em alguns momentos especiais pararmos, fazermos um retrospecto de nossos desejos, intenções e aproveitar para rever também a nossa conduta. Afinal o que estamos fazendo conosco? Para onde estamos direcionando a nossa vida?

Estamos nos conduzindo fazendo escolhas conscientes ou estamos nos deixando levar pelos compromissos? Quem somos nós no meio desse turbilhão?

Assim para dar uma pausa e repensar os caminhos, esta semana nos reunimos mais uma vez, num seleto grupo de mulheres para realizar mais um Sabbat.

Imagino que alguns devem estar se perguntando o que é um Sabbat? Será uma festa da bruxaria?
O Sabbat é um ritual antigo que celebra uma sintonia com a natureza. Temos 8 datas especiais ao longo do ano, que o catolicismo incorporou aos seus dogmas quando invadiu a Europa e se deparou com esses cultos a natureza.

No dia 1 de maio seguindo as celebrações da natureza no hemisfério Sul comemoramos o Samhain, ou o Pico do Outono.  Veja mais:

No tempo frio, quando o sol começa a se esconder acontece Samhain, pico do outono. No hemisfério norte esta festa estará em sintonia com o dia dos mortos. Para os celtas também o dia do início de uma nova vida. Com o passar dos anos tradições antigas foram sendo popularizadas e amplamente divulgadas como as festas de Halloween, que trouxe as cabeças de abóboras. Nos tempos antigos muitas abóboras eram colhidas nesta ocasião. Diz a lenda que pessoas que precisavam circular a noite faziam máscaras e lanternas para afastar os maus espíritos. Brincadeiras ou crendices muitas pessoas gostam dos encantos desta celebração.

Samhain celebra a entrada de um novo ciclo, portanto é um momento de profunda reflexão. Pense nesta ocasião nas coisas que você deseja para um próximo ciclo em sua vida e faça o seu ritual. Acenda velas cor de laranja, use uma toalha branca, faça um prato de comida especial, use taças de cristal e um bom vinho para comemorar este novo ciclo.

 Se vocês quiserem saber mais sobre o assunto enviem seus comentários que posso continuar falando sobre os Sabbats e sobre bruxaria. Como é a intenção deste Blog ser um canal entre nós, você precisa dizer o que deseja conhecer melhor.

9 comentários :

  1. Bom dia Maria Silvia, ótimo assunto, continue nos ensinando sobre fadas e bruxas sim.Estou em uma fase da minha vida que preciso muito continuar a aprender vários assuntos ligados a espiritualidade para me reciclar em tudo que já aprendi e vivi até aqui. Quero que minha alma continue a evoluir sempre, pois este é o nosso dever nesta vida!
    Beijo no teu coração.

    ResponderExcluir
  2. Adorei ouvir sobre Bruxas! Meu conhecimento a respeito é muito pouco, na verdade apenas me impressionei com algumas informações da série As Brumas de Avalon, mas nem sei se ali tme alguma verdade, me pareceu que sim. Li também um livro a respeito das antigas religiões pagãs (não lembro o nome), mas quando chegou na parte que ela falava especificamente em feitiços e tal, não me interessei. Gosto de saber sobre a essência, sobre a relação com as energias naturais. Muitas vezes oro o Cantico das Criaturas, de S. Francisco de Assis e me sinto numa sintonia maior com as forças naturais.... será que estou viajando demais? Ao mesmo tempo, tenho lido sobre a Mãe Divina, nos escritos de Yogananda e meditado sobre a responsabilidade das mulheres em expressar os atributos da Mãe Divina (se todas nos achássemos espelhos da Mãe Divina, talves nos valorizássemos mais...).... bem, como vcs podem ver, expressei apenas conjecturas, que passam pela minha mente atualmente. Não tenho a intenção de ser a Dona da Verdade, apenas de saber a opinião de vocês. Adoro esse blog! Namastê!

    ResponderExcluir
  3. Ola, Maria Silvia! Muito bom ler sobre Sabbats em seu blog! Ha algum tempo li uns livros de wicca e participava de um forum no bruxaria.net, mas agora estou frequentando um centro kardecista e isso embolou um pouco a minha cabeça...
    Sempre que leio sobre bruxaria e sobre espiritismo vejo muitas coisas em comum, mas ao mesmo tempo não sei se é possivel seguir os dois. Diversas pessoas ja me falaram pra escolher um so caminho e segui-lo, senão não faria bem nenhum dos dois. Isso é mesmo verdade? Não é possivel criar um proprio caminho sem precisar dar nomes?
    Desculpe por fazer tantas perguntas.
    Beijooos!

    ResponderExcluir
  4. Acredito q tudo que nos leva a caminhos melhores faz bem. Já frequentei muitas religiões e de tudo cheguei a conclusão q sou espiritualista. Me libertei do compromisso de ser de alguma delas. Na minha casa tem de tudo, biblia, arcanjos, mandalas, fadas, evangelho, mestres, cd gospel .... tudo representando a minha fé e acredito que todos estão em harmonia. Dentro da minha necessidade vou em busca do que me faz bem. O conhecimento acredito eu é o melhor caminho para nossas escolhas, e sendo compartilhado é luz que vai abrindo caminhos para novas idéias.
    beijos Juliana

    ResponderExcluir
  5. Nossa.
    Vc é mesmo do outro mundo !
    Muito boa a idéia do blog. Suas idéias, seu conhecimento , suas dicas e , de quebra , seus segredos.
    Ê beleza.
    Muita saúde e alegrias !

    ResponderExcluir
  6. Olá Maria,
    Uma coisa que me coloquei a pensar...nós que trabalhamos "cuidando" das pessoas, em grande parte das vezes esquecemos de nós mesmos e isso é um erro, falo isso porque você iniciou sua postagem falando de que falta tempo, que parece que passa mais rápido, que se sente consumida...temos que pensar sobre isso, pq não ajudamos ninguém se não nos ajudarmos. Que achas?

    ResponderExcluir
  7. OLÁ MARIA SILVIA! CONTINUE SIM, FALANDO SOBRE BRUXARIA. O TEMA É IMPORTANTE PRA QUEM BUSCA CONHECIMENTO POIS NOSSAS REFERÊNCIAS ESTÃO TAMBEM NO PASSADO! ADOROR TUDO QUE VC ESCREVE! TENHO ME IDENTIFICADO, E ISO TEMME AJUDADO MUITO! OBRIGADA. UM CALOROSO ABRAÇO. LUZ E PAZ.

    ResponderExcluir
  8. Por favor continue compartilhando seus conhecimentos conosco. Obgda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos acompanhe pelo FB https://www.facebook.com/mariasilvia.p.orlovas Namastê! #equipeMS

      Excluir