segunda-feira, 10 de maio de 2010

Uma questão de sintonia...





Pessoal estou amando os comentários, pois posso sentir onde os textos estão nos levando. A Hanna, por exemplo, falou lindamente da sintonia com a Grande mãe e dos ensinamentos de Yogananda. Concordo plenamente com ela, e não acho que é uma viagem fazer um sincretismo religioso como sugeriram a Patrícia e a Juliana, pois nosso país é a maior prova de que muitas raças e crenças podem conviver em harmonia. Aliás vale dizer que essa é a proposta espiritual mais forte da Fraternidade Branca, uma união de várias linhas de pensamento no amor a um Deus único que vibra em nossos corações.

Como você já sabe a intenção deste blog é ficar próxima de você, trocar idéias, fazer alguns comentários diferentes e questionar revelações...

Assim vamos refletir sobre a energia do mês de Maio que marca o início do tempo frio nos estados do sul e sudeste do nosso país?

Porque será que é o mês das mães e das noivas?

Como já falei aqui antes, tudo é questão de sintonia. E é claro que nessa questão da energia do mês, existe também uma influencia astral. Mas você já se perguntou de onde se originam essas crenças, e de onde vem esses portais? Qual é a sintonia?

Vamos lá: Na Europa pagã, rituais de fertilidade aconteciam nesta época.
Lembra que comentei que comemoramos aqui em Alpha Lux o sabbat do Pico do Outono, na semana do dia 1 de maio? Pois bem no hemisfério norte a data é exatamente oposta, pois quando estamos no outono aqui no hemisfério sul, lá eles estão na primavera. Assim sendo nos tempos antigos nesta época eram feitos rituais de fertilidade na Primavera quando as pessoas faziam seus votos de abundancia, e pediam a grande mãe fartura e felicidade.

Dizem que  grandes festas aconteciam em noites iluminadas por fogueiras, onde jovens rapazes e moças se encontravam. Contam as literaturas mais apimentadas que rolavam encontros sexuais, onde o sangue da primeira relação das virgens fertilizava a terra. Verdade ou lenda o que sabemos é que o cristianismo incorporou a energia desses antigos rituais as suas próprias tradições. Assim maio é o mês das noivas, e o mês das mães. E no mês seguinte em junho, mês dos namorados vamos ver na tradição cristã que as fogueiras são consagradas a São João, Santo Antonio e São Pedro.

Não é simples coincidência e sim uma sintonia. Uma história se sobrepondo a outra. Por isso é importante conhecer os fatos antes de tomar partido, ou de dizer que não acredita nisso se fechando naquilo que você aprendeu. O tempo muda, vamos descobrindo outras coisas e nos reciclando.

Por favor me avisem se vocês querem saber quais as próximas datas da bruxaria e o significado delas? 


6 comentários :

  1. Eu querooooo saber das datas de festivais pagãos. Adoraria conhecer um pouco mais dessa cultura e também desse sincretismo que vc colocou. Também acho muito importante e desde que comecei a estudar os ensinos do mestre Yogananda tenho me sentido mais tolerante e mais em harmonia com diversas outras religiões/formas de pensar, mais ainda do que quando militava pelo espiritismo. Como bem dise outra colega dos cmentários, hoje me designo espiritualista ou ecumênica. Mudando rapidamente de assunto, e sem querer ser contra, apenas procurando entender melhor..... eu gosto e respeito os ensinos da Fraternidade Branca, mas acredito que me identifiquei mais com os ensinos de Yogananda pq não existem tantos nomes, tantos cargos a serem decorados.... é somente você e Deus, em suas diversas manifestações. A literatura sobre a Fratenindade Branca está recheada de tantos nomes, chams, cargos que são ocupados e desocupados com o passar dos períodos.... não acho que isso esteja errado, mas um desavisado ou iniciante, corrre o risco de se deter nessas informações e não conseguir chegar à essencia. O que você acha?

    ResponderExcluir
  2. Voltando ao assunto deste post.... não sei se essas histórias das fogueiras de Beltane são verdade (você acha que sim?), mas me parece uma idéia mais natural e bonita do que a idéia da Igreja de prender as mulheres, valorizar exageradamente a virgindade a ponto de podar sua liberdade até de pensar por conta disso. Acredito que as mulehres pagãs viviam mais a natureza da Grande Mãe. SOu totalmente a favor da monogamia e não sei como isso funcionava naquele tempo, msmo assim acredito que era uma sociedade mais saudável do que a pregada pela Igreja.

    ResponderExcluir
  3. Toda forma de aprendizado é válido,Amo a Fraternidade Branca, estudei muito e estudo até hoje, mas nem por isso deixo de estudar outras correntes. Tudo que nos leva a Deus e a sermos seres humanos melhores é válido. O mundo hoje está precisando de estudo,muito estudo e quanto mais mensagens trazidas por pessoas que estudam esse assunto melhor.
    Obrigada por suas aulas e informações.

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando seu blog a começar pelo "Nascimento de Venus" maravilhosa como nós mulheres... Logico que queremos saber tudo que vc tiver para nos ensinar. Já estive com vc em alguns encontros, tempos atrás e acompanho sempre seus artigos, valeu! abços, luiza

    ResponderExcluir
  5. conheci voceatraves do site SOMOS TODOS UM, adorei, gosto de saber sobre as energias, li AS BRUMAS DE AVALON em 1988 e nao consegui me desligar. Me senti ligada a MORGANA, e aquele tempo, entao leio tudo sobre as energias, fiz curso de taro, de reik, tenho sede de aprender, queria muito participar dos seus circulos de energia, mas infelizmente estou muito longe fisicamente, estou no estado de Algoas na cidade de Maragogi. Mas tento fazer minhas energizações com o mar, com as ervas e leio muito. Recebo sua newlester de alfa lux e me vejo participando dos encontros, e tudo isso que voce falou neste comentario é pura verdade, é que infelizmente as pessoas ainda estoa muito ligadas em DINHEIRO, em STATUS, em PODER, mas esse poder que nao constroe, apenas afasta do que realmente interessa A FORÇA E O PODER DE DEUS que rege todas as coisas. Agradeço de todo coraçao a sua LUZ, a sua ENERGIA e a sua FORÇA, que me faz a cada dia querer crescer. Um abraço apertado. Penha chaves

    ResponderExcluir
  6. Olá Maria da Penha, nosso blog foi criado, principalmente, para estar perto de pessoas como você que está distante. Acompanhe nossas canalizações no site, acho que vão lhe fazer bem. Um beijo. Maria Silvia.

    ResponderExcluir