segunda-feira, 21 de junho de 2010

Como é fácil errar...

            Em tempo de copa do mundo o patriotismo reverbera por todos os cantos. Ontem dia de jogo do Brasil acho que pouca gente ficou sem ver e sem se envolver na partida, e com certeza mesmo quem não entende nada de futebol, como eu, se arriscou num momento ou noutro dar um palpite.

            É uma ligação tão forte que nesses dias não adianta querer fazer outras coisas, nem adianta pensar noutros assuntos, porque somos conectados pelo inconsciente coletivo. Há uma força maior nos unindo. Assim vibramos nos mesmos momentos, torcemos, pois somos parte dessa egrégora.

Não deu para não se irritar quando começamos ser agredidos pelos adversários que não souberam perder. Claro que eles estavam errados, e que deveriam ter sido impedidos de chutar, empurrar e machucar nossos meninos. Mas foi triste ver nosso Kaká perder a razão e empurrar o outro jogador na frente das câmeras. Assim milhões de pessoas no mundo inteiro viram sua atitude.
           
Juro que minha vontade foi apagar a cena. Afinal é fácil demais sair da posição de vitima e se tornar algoz. É fácil demais errar, pois quando somos atacados queremos nos defender e facilmente perdemos a razão.

 Na nossa vida passamos por isso inúmeras vezes. Quem numa situação de stress não perdeu a razão, brigou, falou mais alto, e até chegou a bater em alguém, quem sabe até num filho?

            Provocação é terrível. E só serve para nos desestabilizar, para nos tirar do eixo do equilíbrio.
            Errar nessas circunstancias é fácil demais. Criticar quem errou também é muito fácil, pois ficarmos irritados com as coisas, e com as pessoas é absolutamente natural, mas não deveria ser. Deveríamos nos oferecer um tempo de pausa para recuperar o bom senso, e assim poder escolher como agir.
           
Acho que a vitória sobre nossas emoções, dando espaço a consciência é algo tão ou mais meritório do que ganhar um jogo numa copa do mundo.

E você já perdeu a razão?
Já está conseguindo dar um tempo antes de agir por impulso???

           
            Muita luz para você nessa semana.
           

Um beijo da Maria Silvia

10 comentários :

  1. A cena de ontem foi mais uma de tantas injustiças que correm o mundo. Na realidade Kaká não o agrediu, o jogador da costa do marfin fingiu que levou um soco no rosto e o juiz acreditou no embrolho.Por isso várias vezes somos acometidos por injustiças que aos olhos de alguns não passam de falsas verdades. Já perdi a razão sim algumas vezes, porém o mairo aprendizado que temos é com a nossa própria vida e com isso fiquei mais contida, ou seja, aprendi a me conter mais e contar até 10. Assim se algum dia acontecer de eu estar com a razão de maneira nenhuma a perderei.
    Abraços fraternos e obrigada por nos fazer colocar pra fora nossas verdades!!!

    ResponderExcluir
  2. Linda a inspiração para a nossa luz vencer as trevas...

    ResponderExcluir
  3. Controlar as emoções é um processo diário porque sempre temos situações adversas para administrar, mas para podermos ter esse controle temos que nos conhecer. Depois é buscar agir com disciplina, paciência e dedicação para conquistar a virtude que está sendo trabalhada.
    Cada um de nós tem dificuldades com essa ou aquela emoção, mas se não iniciarmos o processo de fazermos diferente, continuaremos a agir sempre da mesma maneira.
    De modo geral, sempre deixamos para depois, noutro dia...
    Se buscarmos agir buscando Jesus como modelo de perfeição, seguramente teremos ótimos resultados.
    Para acendermos a luz em nós precisamos trabalhar arduamente, de maneira regular e perseverante, não perdendo o foco. Esse trabalho é instransferível.
    Adoro ler seus textos e artigos Maria Silvia, me identifico com sua maneira de expressar idéias, sentimentos, suas reflexções e sobretudo sua experiência como sensitiva. Parabéns por sua dedicação em fazer deste um mundo melhor.
    Grande beijo pra você.

    ResponderExcluir
  4. De fato, controlar as emoções na hora da raiva (nossa e alheia) e deixar de atacar ou revidar, como forma de auto-defesa, é algo muito difícil e que exige muita prática. Antes de mais nada, devemos ter consciência que errar é humano e, como humanos que somos, também gostaríamos de ser perdoados - e não atacados.

    ResponderExcluir
  5. Antigamente, não tão distante do que parece, eu rebatia muito facilmente qualquer situação na qual eu me sentisse agredida. Aos poucos, fui aprendendo que, na maioria das vezes, aquilo não era comigo. Era com a própria pessoa. Um momento dela, e que eu não passava de um alvo fácil para um desabafo bobo. Porém, fico atenta para não guardar sentimentos, fingindo que consigo respirar, relaxar e que aquilo passou. O que faço hoje é contar até dez e refletir se vale a pena resolver a questão ou deixar passar. Pois não pretendo explodir de maneira mais agressiva, por acumular questões mal resolvidas.

    ResponderExcluir
  6. Eu perdi a razão muitas vezes na minha vida...principalmente porque durante muito tempo trabalhei com atendimento ao cliente e sempre procurei atender a todos com muito respeito e dedicação e ás vezes quando a situação era contrária, quando eu estava no papel de cliente, nem sempre recebia o mesmo atendimento que dava as pessoas, ás vezes recebia tratamentos indiferentes e até mesmo grosseiros e isso me irritava profundamente...
    Até que um dia isso apareceu em uma sessão de terapia (psicologia transpessoal), daí minha terapeuta me falou...vc não sabe o que está se passando com aquela pessoa...ela pode estar com fome,ela pode ter sido humilhada, ela pode até mesmo ter sido vítima de abuso, nada justifica é claro, mas passei a me colocar no lugar do outro e hoje quando não sou atendida da forma que queria, respiro fundo e tendo demonstrar simpatia e cordialidade, isso acaba envolvendo a pessoa e acabo revertendo a situação.
    Mais um aprendizado construído!

    ResponderExcluir
  7. para mim tem tudas coisas importantes na vida : ter em mente q errar faz parte do desenvolvimento de nossa sabedoria e que se erramos temos o poder de escolha em nossas maos para gerarmos resultados diferentes em nossas vidas entao é irmos de novo tentando, vivendo e aprendendo ,mostrando todo nosso potencial
    paz e luz a todos do blog

    ResponderExcluir
  8. Sobre o texto é facil errar, primeiro quero comentar que não faço parte dessa egrégora de copa, não assito e nem sinto nenhuma desssas emoções comum aos torcedores. Quanto as ofensas tenho trabalho muito nesse sentido e tenho meditado nesse assunto, tenho tentado por em prático o ensinamento busdista de me colocar no lugar do outro e ter compaixão pelo seu momento irracional, tem ajudado muito manter o equilibrio. Mais uma vez quero expressar minha GRATIDÃO pelo seu trabalho, levando conhecimento para almas como a minha que esta distante de lugares e pessoas como voce esuas companheiras. PAZ e LUZ

    ResponderExcluir
  9. Pois é..., com a "cabeça quente", a resposta imediata normalmente só deixam as coisas piores.
    Sandra

    ResponderExcluir
  10. gostei muito deste texto, vou aproveitar a oportunidade de falar no grupo de quarta para linkar com sua bela inspiração! um abraço, kennia

    ResponderExcluir