Na Índia no mês de novembro seguindo a orientação de um ancestral calendário lunar é comemorado um festival muito sagrado chamado Depavali ou Dewali. A tradução diz: caminho de luz.
A deusa lakshmi é muito adorada, pois sua energia está ligada à prosperidade, doçura, fertilidade e amor. Nesta época do ano as pessoas se preparam para receber a visita da deusa em suas casas. Diz a lenda que Lakshmi abençoa a todos aqueles que se purificam e se preparam para acolhê-la, e irá escolher a casa onde irá morar. Assim as pessoas limpam, pintam e enfeitam suas casas para receber a deusa da fortuna.
Estudos mostram que a deusa Lakshmi é muito antiga. Nos primórdios era conhecia como Sri, divindade ligada a terra. Os antigos na sua crença matriarcal viam a manifestação da deusa em tudo. Ela era a terra oferecendo seus frutos, o sagrado alimento, era também a água purificando e ofertando vida aos campos, era a luz, divina e o sopro sagrado. À medida que a sociedade evoluiu cada uma dessas energias foi recebendo nomes e atributos diferentes, assim hoje numa festa como o Depavali vamos encontrar imagens de diferentes deusas recebendo oferendas e pujas dos milhares de devotos que se unem nas festividades que acontecem a céu aberto.
Lakshmi nasceu das espumas do oceano de leite batido pelos deuses, fazendo um paralelo interessante com o nascimento de Afrodite, a Vênus da mitologia greco romana. Lakshmi assim como Afrodite é senhora de si, de sua beleza e da fartura que carrega consigo. Nasce linda adornada de jóias e ouro.
Viajando pela Índia vamos encontrar em muitos lugares as imagens desta deusa, é interessante observar que não existem muitos templos de consagração a ela, mas em vários locais de oração sua imagem é colocada em lugar de destaque e podemos encontrá-la até em estabelecimentos comerciais abençoando o fiel proprietário.
Há alguns anos comemoro este festival aqui no Brasil com um grupo de amigos, quando ofereço um apetitoso jantar indiano, pois a fartura da comida servida aos nossos convidados simboliza aquilo de bom que queremos em nossas vidas. Afinal como ensinam os mestres, a prosperidade é algo para ser partilhado, uma energia que se propaga, se expandindo cada vez mais.
Se voce desejar participar pode ser que ainda tenhamos algumas vagas. Ligue e se informe: 3673.4824.
Um beijo a todos.
Maria Silvia
Para os que estão longe de São Paulo e desejam também comemorar, logo mais vou postar as receitas e dicas para uma linda celebração.
Você gosta de receitas? Tem interesse em recebê-las? Deixe seu comentário pois assim posso estar mais perto de você e falar sobre coisas que realmente agreguem. OK? Isso é que é parceria.
Você gosta de receitas? Tem interesse em recebê-las? Deixe seu comentário pois assim posso estar mais perto de você e falar sobre coisas que realmente agreguem. OK? Isso é que é parceria.
Olá,
ResponderExcluirdepende que tipo de receita...explique melhor.
bonita matéria!!!
abç de luz
MYS
Olá,
ResponderExcluirQue tipo de receita exatamente...vc poderia explicar melhor?
boa matéria...gostei!
abç de luz
MYS
Boa Tarde
ResponderExcluirMaria Silvia Orlovas
Adorei esse comentário sobre o festival das luzes e admiro muito esse ritual.Gostaria de receber no e meu e-mail as dicas e receitas.
deborasoutom@uol.com.br.
Te admiro.
Att,
Debora Souto.
Olá MS!Amo seus ensinamentos, sempre venho ao blog para ter mais conhecimento. Amo receitas, amo suas dicas e as sigo.Você é uma pessoinha do bem com certeza!
ResponderExcluirOlá, Moro no Rio de Janeiro, e sou fã de seu blog e desses tipos de rituais. Gostaria de receber as dicas e receitas no meu email.
ResponderExcluirAtt.
Mara Salete Lima Garcia
saletegarcia@uol.com.br
Olá!!!
ResponderExcluirSou de Santa Catarina e adoraria receber suas recietas e dicas.
Dione Mafra
dionemafra@hotmail.com
Beijos
Olá
ResponderExcluirAdoro receitas. Comida, receita de dicas, tudo que puder aprender ADORO!!!!!!!
Ficarei aguardando.
lumello@attglobal.net
Carinhosamente
Lúcia
Adoro a sua pagina, gostaria de receber, no meu email receitas e dicas vossas.
ResponderExcluirAtenciosamente,
Piedade =tazinha