sábado, 6 de novembro de 2010

Você celebrando um ritual para Lakshmi

Este ano o Deepavali será comemorado dia 6 de novembro, mas não se preocupe com a data, faça no almoço do domingo, no seu aniversário, ou até mesmo para comemorar o natal o ano novo. As receitas são ótimas. Vou postar as fotos...

Você poderá montar em sua casa um altar para a deusa da fortuna usando cores bem festivas e alegres como pink, laranja, vermelho e verde.
Limpe bem a sua casa, ofereça flores, incensos e velas coloridas que só deverão ser acesas na hora do ritual quando são feitos os pedidos para a Deusa Lakshmi.
Inicie o ritual pedindo que cada convidado acenda sua vela e a coloque no altar. Ofereça também as comidas que você preparou para serem consagradas a energia da prosperidade da deusa da fortuna.
Em seguida comece a cerimônia cantando o sagrado mantra Om por 21 vezes. Se por acaso você não sabe cantar mantras, toque um cd e acompanhe a música como for possível.
Faça uma breve meditação com seus amigos imaginando que a deusa Lakshmi oferece lindos presentes a todos. Mas abra o coração para entender o que vem nas imagens da meditação, pois às vezes queremos alguma coisa que consideramos muito importante e quando fazemos uma visualização recebemos algo bem diferente.
Nesta festa para Lakshmi não poderá faltar grãos, leite e frutas além do coco que na Índia tem o seu lugar sagrado nos altares.
Sempre peço que meus convidados façam uma oferenda de doces, pois quem não precisa de doçura em sua vida? Alem do mais precisamos dar oportunidade para todos servirem...

Vamos as receitas:
Dahal
No seu jantar não pode faltar o dahal que é uma espécie de sopa de lentilhas e legumes, pois a deusa Lakshmi é a deusa da fortuna. Para os povos antigos os grãos eram os maiores símbolos de fertilidade e fartura. Aqui ensino fazer com abóbora, mas você poderá fazer com qualquer legume da sua preferência. Fica uma delícia com batatas, cenouras e couve flor cortada em pequenos gomos. Sirva com arroz branco.
500 gamas de lentilha cozida normalmente em água.
Meia abóbora japonesa cortada com casca e tudo em cubos
1 xícara de salsinha picada
½ xícara de coentro fresco picado
½ xícara de gengibre fresco picado miudinho
Curry de temperos: (Esta mistura poderá ser usada em outros pratos)
1 colher de sopa de açafrão
½ colher de sobremesa de cominho em pó
½ colher de sobremesa cravo em pó
½ colher de sobremesa de canela em pó
Refogar o gengibre picado em ½ xícara de óleo ou azeite, em seguida colocar o curry de temperos para refogar a abóbora em gomos. Em seguida acrescente a lentilha e deixe cozinhar levemente com água fervendo até cobrir. Apurar o caldo. Sal à gosto. Somente na hora de servir acrescente a salsinha e o coentro.

Chutney de Tomate com Uva Passa
O chutney é um molho agridoce apimentado que meus convidados adoram. Muito fácil de fazer, e dá um toque especial ao seu jantar.
Pique uma cebola em pedaços graúdos, refogue no óleo quente, acrescente uma xícara rasa de pimenta dedo de moça cortada em rodelas grossas e continue refogando. Acrescente uma xícara cheia de açúcar e deixe engrossar, acrescente uma lata de estrato de tomate, e uma xícara de uva passa sem caroço. Sirva salpicando com cheiro verde picado.

Bombom Branco

Este doce lembra os doces indianos, é fácil de fazer e com certeza agradará a todos.
1 lata pequena de leite em pó – 500gramas
½ kilo de açúcar
2 pacotes de coco ralado
1 copo de leite fervido e frio
Misture todos os ingredientes secos, em seguida coloque o leite.
Enrole os bombons e coloque dentro uma uva passa deixada de molho na pinga, ou no conhaque. Por último passe os bombons no açúcar cristal.

4 comentários :

  1. Boa noite, MARIA Silvia.
    sempre leio os seus trabalhos, que são siplesmente maravilhosos.adorei este artigo sobre Lakshmi. Que maravilha, faço aniversário no dia 09 de novembro e gostaria muito de comemora-lo com este ritual maravilhoso, junto da minha familia.por favor você poderia me mandar algumas dicas e receitas?
    Desde já lhe agradeço de coração.
    Moro em Belo Horizonte e sempre acompanho o seu trabalho através do Stum e do seu blog. adoooooooro.Beijos, Sandra Veloso.

    ResponderExcluir
  2. Oi MS,

    Obrigada por compartilhar conosco que estamos longe esse ritual.

    Hoje fui a Feira do Livro em Porto Alegre, como recentemente terminei de ler o Segredos de Mulher, adquiri Os filhos de Orion que ainda não tinha, eatou adorando...

    Bjos com carinho,

    Eliane.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Maria Sílvia!

    Já terminei de ler "Segredos de Mulher", depois de "Os Sete Mestres, suas Origens e Criações" (este um presente de uma amiga e uma grata surpresa) e "Os Doze Raios e a Expansão da Consciência".

    Tenho uma predileção especial pelos livros sobre a Fraternidade Branca. Todos os outros já estão aqui em casa na minha lista de leituras, só faltou o "Manual da Luz", que a livraria não conseguiu obter pra mim.

    Suas canalizações me emocionam demais!!!
    São um alento e um raio de Sol!

    Muito obrigada sempre!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. ADOREI ! TENHO UMA CASA CIGANA E QUERO FAZER UM RITUAL PARA COLOCAR A LASKHMI.O QUE VC PODE ME ACONSELHAR.OBRIGADA
    MEU IMAIL:laureci2000@yahoo.com.br

    ResponderExcluir