domingo, 24 de abril de 2011

Páscoa, renascimento, transformação



Desde que soube que Sai Baba deixou o corpo físico hoje pela manhã muitas lembranças vieram à minha mente. Pois é impossível olhar a minha vida sem pensar em Sai Baba, porque ainda antes de encontrá-Lo, já vivia procurando por Ele. Procurava por um sentido maior da vida, por explicações para as coisas difíceis que enfrentava. Procurava por respostas, por alivio para a dor, por aprendizados, por amor, e tudo isso encontrei na Sua presença e na Sua energia.
Foram mais de 20 anos caminhando junto com Swami, mais de 20 anos aprendendo dia a dia como funciona praticar a mensagem do Avatar. Porque conviver com Sua vibração é algo impressionante e transformador.
Não foram apenas as leituras, nem as preciosas oportunidades que tive de estar com Ele fisicamente que me encantaram e deram sentido a minha vida. Não foram também as muitas graças que recebi, nem os muitos milagres que presenciei que me fizeram permanecer amando Swami e corajosamente seguindo seu caminho.
Foi o amor que fez tudo isso.






Sai Baba sempre esteve além da forma, alem da sua manifestação, além do drama divino, e do nosso drama humano.
Sai Baba, com seus ensinamentos iluminados, quando aceito por alguém, passa fazer parte do impulso divino da própria pessoa. Baba se transforma no nosso alento, naquilo que vem antes do olhar, antes da fala, antes da expressão.
Depois dessa conexão com Ele não há um ato, uma palavra, um gesto que Lhe escape, que não Lhe pertença. Parece que temos sempre companhia, que somos cuidados, observados, amparados e corrigidos, pois a Sua sagrada presença passa fazer parte de nós. Por isso hoje estou profundamente tocada, sentido um estranho movimento no peito.
É confuso pensar que aquela parte do divino que ocupava o corpo do meu guru não está mais na Índia, não está mais no mundo da forma, pois ainda que sempre soubesse que Ele não era a matéria, que suas lilas seguiam muito além da nossa compreensão, o corpo físico era uma referência importante.
Muitas vezes quando chegava a Prashanti pensava que era o mesmo que chegar numa praia, num rio muito lindo. Chegava devagar, caminhava nas margens, de repente mergulhava, limpando meu cansaço, ganhava energia e depois podia sair dali com a alma lavada, com energias repostas, com novas perguntas, com algumas certezas, e com um monte de insights que durante meses seria convidada decifrar, acolher, aceitar.



Quantas vezes fui embora planejando como seria voltar... E chegando em casa quantas transformações. As vezes coisas completamente inesperadas aconteceram, algumas fáceis e felizes, outras nem tanto. Às vezes depois de uma viagem para ver Swami a vida simplesmente ficava de pernas para o ar e se seguiam grandes transformações. E agora como será? O que muda?
“Amem a minha incerteza.” Ensina Sai Baba, e imagino que é assim que as coisas seguirão: Nós humanos procurando segurança e Ele nos ensinando que segurança é a força do amor que está em cada um de nós. A mente humana pensando de forma limitada e Ele nos ensinando pensar com luz.
Com certeza todos nós devotos de Sai Baba teremos mais um motivo para reconhecer na Páscoa o sentido maior da vida. Quando o espírito divino renasce em nós, nos transformamos na Sua mensagem. 


As fotos foram da nossa participação no aniversário de Swami em 2004. 

Om Sai Ram

Maria Silvia 








10 comentários :

  1. MS muito linda suas palaras! Com certeza conseguiu expressar o quanto o admirava e o seu amor por este grande Avatar! Mas o mais importante neste momento é pensar que com certeza ele deixou muitas almas especiais com seus ensinamentos, e vc é uma delas. Que possamos atraves de vc continuar a aprender e colocar em prática tudo que Saibaba nos deixou! bjos e muita LUZ cleane

    ResponderExcluir
  2. é paradoxal, por que sabemos que o corpo é uma ilusão...mas fica uma saudade da possibilidade do que este corpo representava pra nós, ainda humanidade de pouca fé. Honrar Baba é vivenciar a verdade de que todos nós somos Deus...uma Unidade, um Uni - Verso, uma unica melodia tocada pelo Coração Sagrado.
    Sinto-me triste, coração apertado, mas consciente de que esta transformação de Baba é para todos nós um verdadeiro teste. É hora de vivficarmos a nossa fé. E a data não poderia ser mais significativa. Criarmos , nós também, como Moisés, a passagem através da escuridão para a luz. Sai Ram.

    ResponderExcluir
  3. Maria Silvia querida e a aos todos os devotos que "a força do amor que está em cada um de nós" seja a luz, a rota neste mundo de insegurança e em constante mudança. Sai Baba vive forever!

    ResponderExcluir
  4. Realmente, uma grande perda... a explicação mais lógica que eu li sobre o 2012, foi ele quem deu...

    Seus palavras vão fazer falta!

    ResponderExcluir
  5. Como sempre muito obrigada, Maria Silvia!!!
    Eu me emocionei muito com este seu depoimento!
    Assim como me emociono com as suas mensagens!
    Obrigada sempre por nos esclarecer, iluminar, inspirar!
    Obrigada por nos transmitir o seu entendimento!
    Que nós possamos honrar nosso esclarecimento!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Maria Silvia, você pode nos dizer em que ano estas fotos foram tiradas?

    Obrigada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Realmente, foi muito triste saber que Baba deixou sua atual forma física.

    Quando soube de seu delicado estado de saúde, nem cheguei a me preocupar pois acreditava, como muitos outros, que ele permaneceria nesta encarnação até os 96 anos pois seu discurso de 05 de outubro de 2003 havia sido interpretado assim.
    Contudo, após seu desencarne, aprendemos mais uma vez a não tomar frases de modo tão literal e suponho que do mesmo modo que "até 70 vezes 7" não constitui um limite ao perdão, a frase de Swami "Não apenas hoje, até 96 anos ficarei assim" não deveria ter sido entendida da maneira como foi.

    Sou muito grato a Baba por ter permitido que o visse em sua forma física como Sathya Sai e rogo para que possa visitar novamente seu templo de luz em Puttaparthi e novamente receber seu Darshan quando em Prema Sai.

    Muito bonito seu texto e suas fotos MS.
    Estou entre a tristeza e a aceitação, mas muito grato pelo contato que pude ter com Swami.

    Mateus

    ResponderExcluir
  8. Avatares como SAIBABA e você nos fazem ter esperança. Estava triste e deprimido ao ler seu post reagi e vou ficar bem.
    Luz e Paz
    Aureo Fernandes

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelas lindas e sinceras palavras, precisamos deste sentimento de amor e respeito!
    Patricia Klemtz

    ResponderExcluir
  10. Mª Silvia, fiquei feliz em saber que já retornou das suas merecidas férias, estava sentindo falta das suas belas palavras de incentivo, reflexão, amor.... bjs

    ResponderExcluir