terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O dia de Servir!


            Neste ultimo domingo no Seva no Asilo Pousada da Luz Divina foram tantas cenas emocionantes que até agora ainda estou sensibilizada com os fatos. Pequenos milagres aconteceram, pessoas novas chegaram, crianças sorriram, e alguns descobriram a vocação de ajudar e até de Papai Noel se fantasiaram! Foram cinco homens incorporando as benções do bom velhinho. Mas amor não é fantasia. Aliás o ano inteiro falo de amor para as pessoas, principalmente para mulheres num conceito afetivo de relacionamento intimo, mas amor é muito mais que encontros e desencontros amorosos. Amor é algo que expande o coração da gente para perceber o outro, e não apenas receber, nem muito menos dar na expectativa do retorno.
            Neste ensolarado domingo as pessoas estavam ali apenas para servir. Algumas nem sabiam exatamente porque se sentiram chamadas. Outras já participando pela segunda, terceira vez neste tipo de evento já se sentiam mais a vontade e foram ajudando os novos colegas.
            Quando cheguei neste asilo há aproximadamente 7 anos atrás era um lugar miserável, cheio de dor, mal cheiro, fome e todo o tipo de sofrimento. Lembro que sai de lá bastante perturbada e desde então nunca abandonamos o desejo de ver aquela gente numa condição melhor. Alem de comida começamos doar orações, apoio, conversas com a D Neide que cuida da instituição. E nas nossas visitas além de alimentos oferecemos canções devocionais, orações  e apoio e como por encanto a ajuda foi chegando de todos os lados. O caminho é longo e muitas decepções aconteceram nesse meio de tempo, mas tudo valeu a pena porque fizemos com entrega, com desprendimento. Ninguém queria nada alem do que o bem daquelas pessoas que na velhice não tinham mais nada para lutar, desejar, nem forças para atuar. Agora felizmente os tempos são outros, mas confesso que olhar para o infortúnio com olhos espirituais trouxe muita força nesta jornada. Porque normalmente focamos em resultados, fazemos as coisas porque queremos alcançar objetivos. A sociedade capitalista ensina agir de forma positiva e ambiciosa, e querendo ou não somos fruto desses ensinamentos, e quando nos deixamos tocar pela prece de São Francisco muitos de nós se emocionam, mas não conseguem praticar os importantes ensinamentos do mestre.
            Descobri que os milagres se manifestam quando há amor, e pude ver isso na mudança de comportamento de algumas pessoas. Pude também ver as mãos de Deus em transformações incríveis que o asilo teve ao longo desses anos. Foram muitas bênçãos. Hoje essa instituição continua enfrentando seus desafios, as pessoas continuam morrendo, os doentes continuam chegando precisando de abrigo, mas hoje há espaço até para receber as crianças da vizinhança nas festas que organizamos e não falta mais comida.
            Nesta ultima vez eram tantos voluntários, tantos amigos vestindo a camisa cor de laranja que no próximo ano teremos mais encontros como esse para dar espaço a expansão desta linda corrente do bem. Não apenas no Natal, mas na Páscoa, na Festa Junina, no dia dos pais, das mães, das crianças, porque no fim o dia de estender as mãos e ajudar alguém é sempre e todo dia. Porque Natal antes de tudo é o renascimento da esperança.
Desejo a todos muito amor e luz!
Bênçãos para você e todos os seus queridos!

2 comentários :

  1. Linda posagem! amor incondicional é o que nos faz falta para não deixarmos o mundo morrer de dor!

    Venho-lhe desejar um Natal cheio de candura, ternura, carinho, amor, Paz, alegria e que receba a prenda que sempre mais ansiou!!

    obrigada por estar comigo neste ano que está terminando, e agradeço a Deus te-la conhecido.

    abraço fraterno e de muita LUZ

    ResponderExcluir
  2. TÃO LINDO ESTE DIA :)
    SE TODOS NÓS PUDÉSSEMOS COLOCAR O MUNDO TODO NESTE SERVIÇO COM CARINHO E PAIXÃO; O MUNDO COM CERTEZA ESTARIA EM UMA FREQUÊNCIA ELEVADÍSSIMA ...LINDO TRABALHO :)

    ResponderExcluir