quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Pequenos tesouros, mensagem dos pássaros





Aprendemos muitas coisas se temos olhos para ver.
Na última vez que estive em NY, numa tarde chuvosa, cansada, com as pernas doendo de tanto andar, eu e meu marido resolvemos nos esconder numa livraria, na 3a Avenida. Um lugar amplo, agradável, que além de livros tinha muitas coisas bonitinhas, como caixinhas, presentes, pequenas bolsas, etc.
Foi lá que encontrei esses pequenos tesouros. Título dado a sessão de livros com um ar retrô, e ilustrações de gravuras de pássaros com hisorinhas legais.
Inspirada pelas belas capas tirei várias fotos, e olhando os títulos percebi que eram lições para vida. Então montei este post usando as mensagens das capas dos livrinhos que fotografei. Espero que você goste do singelo presente que preparei.


1a liçao: Seja você mesmo! Todo mundo já esta ocupado...
Parece obvio, até por que não temos mais ninguém para ser se não nós mesmos, mas não é isso que acontece. A maioria de nós está o tempo todo tentando ser alguém.  Procurando copiar modelos de beleza, de sabedoria, de felicidade, e pior de tudo, sem conseguir.
Por que simplesmente não conseguimos copiar, e nos encaixar nos padrões facilmente, ainda mais quando olhamos superficialmente a vida alheia.
O que realmente sabemos da vida do outro para imitar, ou invejar sua felicidade, ou seu jeito de ser?


2a lição: Amizade.
Precisamos das pessoas, da convivência, da troca de experiências.
Mas falo aqui de amizade real. Coisa difícil de encontrar.
Não me refiro a amigos do encontro da oportunidade, aquele tipo de convivência que criamos com colegas de escola, ou de trabalho, pessoas que aprendemos respeitar, e até podemos ficar íntimos, caso o tempo de convivência se prolongue, e a gente encontre sintonia. 
Falo de amigos verdadeiros, pessoas que possam suportar a nossa tristeza, mas que também agüentem nos ver felizes, realizados, casados...
Por que já vi muitas amizades se perderem quando uma das partes se deu bem...
Triste, mas real.
Então partimos da 2a lição onde aprendemos que precisamos ter amigos, e descobrimos que também precisamos nos bastar. Pois amizade não deve ser sinônimo de dependência.


3a lição: Tenha um plano de vôo.
Nossa essa é forte!
Imagino que os pássaros tenham mesmo que ter um plano de vôo, por que eles voam, mas e nós mortais que não voamos, que não temos uma visão do todo, e nem sabemos nos manter nas alturas das historias que planejamos viver?
Quando quase sempre caimos em armadilhas emocionais que nós mesmos criamos, e que pouco sabemos para onde ir?
Acho que a maioria das pessoas costuma fazer planos, criar suas metas, mas daí esperar resultados. Será que conseguimos?
Penso por alguns momentos até em pular essa lição. Mas não tive coragem... Os passarinhos eram tão lindinhos. Como tiraria essa gravura do meu texto?
Então fica...
E você, amigo leitor, tente pelo menos se esforçar para fazer algum plano que possa seguir. E vamos juntos tentar validar este post. OK?



4a Lição: Orações para suavizar sua alma!
Essa lição eu gostei, por que sei do bem que as orações fazem a qualquer pessoa, e em qualquer momento.
Sei do efeito positivo de orações básicas pedindo coisas como proteção, ajuda para solução de um probema, até orações mais poderosas como a do perdão, da rendição. 
Sei que estar com o nome de Deus nos lábios, com certeza suaviza qualquer situação, e sei também que a alma vai mesmo suavizando com as práticas espirituais.
Já vi muita gente transoformar o semblante por que mudou a vibração fazendo orações.
Então vamos às orações.


5a Lição: O pássaro azul da felicidade. 
Bom voltamos a questão básica de que não somos pássaros, e tenho certeza que não vai adiantar em nada ficar azul tentando ficar mais feliz. Nem imagine tampouco que quando ver um pássaro azul, tudo se acertará magicamente na sua vida, por que a maioria de nós vive em cidades, com poucos pássaros disponíveis. Além do que, nunca soube de uma felicidade que simplesmente caiu do céu, nem estava prometida nesta lição que algo cairia do céu, nem a felicidade. 
Assim avalio que a felicidade vai depender mesmo da prática espiritual de cada um. Aliás pode ser que o pássaro azul esteja feliz consigo mesmo, com sua plumagem, com seus vôos, com a sua performance na vida porque está equilibrado em si mesmo, vibrando no seu eixo espiritual, na sua missão. Então, seguindo seu exemplo, vamos nos cuidar, vamos investir nosso precioso tempo de vida tentando fazer o nosso melhor, e olhando à nossa volta, e dentro de nós para ver se encontramos o plano de Deus para nós.


6a Lição: Desejo que você se encha de alegria...
Desejo mesmo que você seja muito feliz como diz a última capa de flores que fotografei.
Achei lindinha, e que tinha tudo a ver com os pássaros.
Aproveito para convidar você, amigo leitor, a praticar essas lições se preparando para o ano novo.
Ano novo, vida nova, e tudo à nossa espera.
Ah, se encontrar alguma explicação mais legal para o significado do " Pássaro azul da felicidade ".
Por favor, nos avise.
Deixe seu comentário, aqui no blog. Todos quereremos aprender com você!
Sempre é bom abrir o coração para um outro olhar. E quem não quer descobrir como ser feliz sempre?!


Agora uma confissão, quase tirei fora desse texto esta foto, mas o passarinho era tão lindo, coitadinho, trabalhando tanto para cuidar da família, enfrentando tantos desafios nesses galhos torcidos, e mesmo assim nem foi convidado para ser capa de livro. Teve que se contentar em ser embalagem de sabonete. Mas pelo menos teve um fim bem cheiroso não é?
Alguma semelhança com a vida real?
O que será que ele tem a nos ensinar?

Vamos na luz.


Um beijo a todos,

MS






2 comentários :

  1. Muito bacana este post MS. Delicado e profundo.
    Recorda-se, da passagem abaixo, do Mestre El Morya...
    bj.

    "Os pássaros, comparados à vocês, não tem o cérebro desenvolvido, talvez nem saibam, o que é confiança, o que é fé, o que é perseverança, o que é entrega, mas eles fazem isso. Eles sentem as correntes de vento e é ali que eles fazem os seus movimentos. Eles não voam contra a vida, eles não se forçam a fazer coisas terríveis e dolorosas, eles não se impigem grandes sacrifícios, eles aprendem a lidar com os ventos que lhes são oferecidos."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme que bom te ver por aqui...
      Linda passagem.
      Não lembrava dessa mensagem. Foi aqui em Alpha Lux que você ouviu?
      Lembrei desse video https://www.youtube.com/watch?v=6g_h8W4mOrA&list=UU6tgfxBmTGocUoTk0uXOKAw
      Você já viu?

      Beijos
      MS

      Excluir