terça-feira, 11 de outubro de 2011

Um Oásis

Esta semana conversava com uma amiga muito querida que freqüenta assiduamente o meu espaço aqui em São Paulo. Sentada esperando o grupo de meditação começar ela segurava o celular que devia estar esquentando suas mãos. Aliás o celular hoje em dia se tornou uma espécie de escudo quando não queremos conversar com alguém, um instrumento de fuga quando precisamos resolver algum assunto, álbum de família, agenda de recados, calculadora, enfim tudo. Símbolo da modernidade e da passagem de Steve Jobs e sua hierarquia pelo planeta.
Minha amiga sempre muito ocupada, quando perguntei se estava tudo bem, me respondeu que sim, mas que estava achando que o tempo de freqüentar o grupo de meditação estava acabando. Tudo em função da falta de tempo, da correria, do milhão de compromissos que ela com executiva e tantas outras pessoas enfrentam. Quando me sentei ao seu lado ela fez questão de dizer que gostava muito de vir as quartas feiras, mas que as vezes era muito difícil.

Deixei minha amiga muito a vontade para se expor porque sei o quanto é difícil morar numa cidade como São Paulo e atravessar o trânsito para ir a uma reunião espiritual, mas se vivemos aqui, o que fazer?

São Paulo já foi chamada de selva de pedra, mas os mentores numa mensagem recente chamaram de deserto, por conta das poucas oportunidades de alimento espiritual que as pessoas encontram aqui.

Não temos o mar para refazer nossas idéias simplesmente olhando e sentindo sua brisa, não temos o campo com ar limpo, não temos muitas coisas. Morar numa cidade grande conforme eles dizem acelera o karma, porque necessariamente convivemos com muitos embates, o trânsito, a desarmonia das pessoas, a competitividade no ambiente profissional e a nossa própria auto cobrança e ambição. Mas já aprendi olhar para essa realidade com mais tranqüilidade porque compreendi que onde quer que estejamos também estarão os nossos desafios e os nossos karmas.

Voltando a minha amiga contei sobre o deserto e sobre a forma que eles chamaram Alpha Lux. Eles disseram que somos um oásis, e que as pessoas vem até nós para se refazer, descansar, se alimentar, mas que depois cada um iria mesmo voltar para o seu mundo e enfrentar os seus desafios com a força espiritual que conquistou no tempo em que passou por aqui.
Confesso que me senti honrada  de ser uma cuidadora de um poço de água refrescante e pura. Pensei nos jardins, na caravana cansada, no privilégio de ter um sono reconfortante depois de uma caminhada poeirenta. Pois com certeza servir é um privilégio.  Quanto a minha amiga sei que ela ficará o tempo que lhe for permitido. Sei também que ela será protegida e cuidada onde estiver porque continuará fazendo a reforma intima que aprendeu conosco. E mesmo sendo difícil enfrentar os desafios fora das reuniões espirituais como ela comentou, tenho certeza que ela já sabe o caminho. Agora é praticar.

Desejo a todos uma linda semana.

Um beijo a todos,

Maria Silvia

3 comentários :

  1. Uma linda semana pra vc tbm!

    ResponderExcluir
  2. Eu também vejo esse espaço como um cantinho de Luz e Energia tranquilizante... é realmente um lugar especial e lhe agradeço muito por deixar as portas abertas para os sedentos de paz.

    ResponderExcluir
  3. MS, realmente Alpha Lux é um OASIS no deserto da nossa cidade! É um privilégio morar perto e poder usufruir desse local sagrado sempre que tenho vontade e/ou necessidade!
    Obrigada por ter tido a força e a coragem de criar esse espaço sagrado!
    Beijos floridos,

    ResponderExcluir