terça-feira, 11 de junho de 2013

Dar certo no amor!



Quando pensamos em amor, pensamos em pessoas, em relacionamentos, em alguém que venha nos completar, nos ajudar na caminhada da vida. Mas e nós, qual nossa participação nessa história de dar certo nos relacionamentos?
O que nos cabe fazer para sermos felizes no amor?
Estamos sempre prontos para nos doar com amor e receber com amor?
Ouso dizer que não!
Percebo que a maioria das pessoas no começo de um relacionamento normalmente se doa com amor. Porque está tudo novo, o coração está pulsando feliz, e nós estamos cheios de sonhos e expectativas felizes, porém à medida que o tempo passa, vão vindo também as dificuldades e as diferenças vão aparecendo.
E como somos diferentes!
Mas se tivermos paciência, sabedoria e amor, teremos a chance de aprender com as diferenças. 
Teremos inclusive a chance de crescer, de desenvolver outros talentos com a convivência com nosso parceiro ou parceira. Porque cada um é cada um e seu jeito de ser deve ser respeitado.
Uns falam mais, são mais expansivos, gostam de brincar com a vida, tem muitos amigos, vivem de forma mais expontânea. Outros podem ser muito mais introspectivos, fechados, caseiros, profundos.
A convivência pode trazer muita beleza e aprendizado, desde que as pessoas dêem tempo ao tempo e deixem o outro se mostrar.
Não dá para apressar as coisas.
Cada um tem seu tempo, sua forma de ser, suas experiências, e quando conhecemos alguém, precisamos dar espaço ao outro.
Faz bem ouvir, observar, porém percebo que somente pessoas mais harmonizadas consigo mesmas é que conseguem agir assim.
Quem se ama é mais capaz de amar o outro.
Por isso precisamos nos compreender melhor, observar aquilo que sentimos, quem somos, o que gostamos, e o que não gostamos.
O outro não vem para suprir nossas carências, nem arrumar nossa vida.
Esse tipo de visão antiga, não cabe mais nos dias de hoje, em um mundo em que homens e mulheres trabalham desde cedo, desenvolvem vários tipos de funções diferentes e tem a oportunidade de fazer mil coisas da vida.
Podemos inclusive escolher casar ou não...
Amor não é obrigatório.
Príncipes encantados, pessoas perfeitas não existem.
As pessoas, inclusive nós, somos imperfeitos, cheios de falhas, sonhos, ilusões, e histórias tristes para resolver. E quem mais consegue equilibrar sonhos,  expectativas, e caminhar junto é aquele que tem coragem de se assumir,  de se lapidar, olhando os erros, modificando sua forma de agir e, principalmente se limpando de mágoas do passado, desta e de outras vidas.
Conviver com os outros não é tão fácil quanto parece, porque seja onde for, levaremos junto os nossos conceitos, ideias e limitações. E pobre do outro que caminha conosco, porque o tempo todo, a maioria de nós, fica buscando encaixar as pessoas em seus modelos mentais pré estabelecidos...
E com isso, não damos chance do nosso companheiro fazer algo diferente.
E se estamos magoados, então, fica tudo pior. Pois carregamos nessa convivência repostas prontas, trazidas de outras histórias, sem nem esperar para ver o que a vida pode mostrar de diferente. 
Construir um lar, arrumar uma casa, não se trata apenas de ter dinheiro para comprar coisas bonitas, mas sim, criar uma vida mais feliz. Num ambiente em harmonia, amizade, companheirismo, troca, apoio.
Numa aposta grande assim, temos que investir muito e não podemos apenas querer receber amor.
Porque receber presentes e outras coisas boas com amor é fácil, precisamos estar prontos para receber críticas com amor,  reclamações com amor... E também estarmos prontos para o outro não querer fazer do nosso jeito, mesmo quando nos doamos com amor.
Envelhecer junto não é fácil...
Caminhar junto, construir uma história depende de muita flexibilidade, jogo de cintura, respeito, interesses em comum e amor. Acho que nessa ordem mesmo. Por que muitas vezes a gente quer colocar o amor em primeiro lugar, quando na verdade, antes do amor, muitas vezes, precisamos é de paciência, tolerância, e respeito. Para somente depois realmente amar.
Assim, amigo leitor, nesse mês em que comemoramos o dia dos namorados, relacionamentos, e saudamos Santo Antônio, vamos olhar para nós mesmos com mais amor, com mais perdão e coragem para mudar. Pois, se conhecer e se perdoar é um grande exercício. 
A prática da meditação, e do auto conhecimento ajudam muito nessas horas. Pois meditar, orar transforma a visão que temos de nós mesmos e do mundo. Nos torna mais fortes, e felizes. E quando conquistamos essa luz, essa doçura, quem não vai querer ficar conosco?

O bom de tudo isso, é descobrir que se não sabemos nos doar, nem receber com amor, podemos aprender.

E se você está precisando de uma forcinha nessa história de relacionamentos, venha participar do encontro desta quarta-feira dia 12 de junho, em Alpha Lux às 20:30hs, tema:"Abrir para o amor"!

Um beijo da MS

13 comentários :

  1. Ah, o “Amor”... Esse sentimento que tem vida própria avassaladora.. Que fica muito simples, qdo nos entregamos como esse seu poste.. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida,

      O amor é sempre um tema importante...
      Vamos na luz e no amor.
      Obrigada por tudo, você é um amor!

      MS

      Excluir
  2. "O bom de tudo isso, é descobrir que se não sabemos nos doar, nem receber com amor, podemos aprender."MS
    Lindo, eu quero muito receber e doar amor sempre!!!
    Beijão
    Carolina Pardo Miceli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina,

      Isso mesmo. A gente sempre pode aprender.
      A vida não vem pronta.
      Nós não estamos prontos.
      Mas podemos aprender.

      Beijos querida,

      MS

      Excluir
  3. Muito obrigada, MS!!
    Puxa, o Espaço Violeta bem que poderia disponibilizar a canalização de Gramado, né?
    Abraço com muito carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vamos pedir ao pessoal do espaço Violeta.
      Vou mandar um e mail para eles.
      Beijos da MS

      Excluir
    2. Oba!! =)
      Que bom, Maria Sílvia!
      Muito obrigada sempre!!!

      Gratidão infinita!
      Beijos!

      Excluir
  4. Maria Silvia...

    Tenho lido teus escritos e sempre tiro algum entendimento deles.
    Deste texto gostei em especial, gostaria de publica-lo em meu blog, caso você me autorize.

    Obrigada

    Usee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usee,

      Fico feliz em participar da vida das pessoas.
      Você pode sim publicar, peço apenas que divulgue a fonte. Assim outras pessoas podem acessar as mensagens, ouvir os audios, etc.

      Obrigada e boa sorte,

      MS

      Excluir
  5. Adorei o texto...vc traz a realidade nua e crua, mas com um toque de amor e esperança ! E ainda bem que há sempre esperança...rs

    ResponderExcluir
  6. Van,

    Acho importante a gente tentar ver a vida como ela é.
    Para que rodeios... Se a gente olha de frente, inclusive nossos enganos podemos mudar, fazer diferente e encontrar felicidade.

    Beijos querida,

    MS

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto MS. Mais um bom exemplo de aprendizado. Dar certo no amor! Acredito que o amor pode sempre estar certo. Amar é treino,é como fazer ginástica, como diz um mestre em uma das mensagens.

    ResponderExcluir
  8. MS boa tarde. Tenho passado um momento difícil no casamento, de separação,muito triste. Não sei se ainda há esperança de uma volta,enfim,pelo que observei em seus artigos,vc já passou por uma separação e hoje vive outro relacionamento. Como perceber que é chegado o fim? Como saber se uma relação ainda pode dar certo. Estou tão confusa,mas tento manter a calma, pois tenho dois filhos que estão comigo e não quero afetá-los com essa dor. Gostaria da sua opinião baseada na sua experiencia. Grata,fique com Deus...

    ResponderExcluir