terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Viver em comunidade




Viver em comunidade não é fácil. Aliás viver em família também não é nada fácil. Conviver com amigos muitas vezes também não é. Casamento então...
Porque viver, significa antes de tudo, conviver. 
Significa ter paciência, bom humor, boa vontade, disponibilidade no coração para aceitar o outro como ele é, e ajudar quando for chamado.
O ego dita as regras, diz que as pessoas devem ser desta forma ou de outra. Mas será que tem alguém disponível para se adaptar ao outro?
Será que estamos disponíveis em fazer o bem sem esperar retorno?


O que percebo é que temos muito o que aprender em relação a convivência. 
Todos nós queremos que as pessoas se comportem da forma que nós entendemos ser boa. Queremos que as pessoas se pareçam com a gente, que apreciem, sigam os nossos valores, nosso código de honra.
Ainda que nada disso seja falado, combinado entre as partes, ou escrito em algum lugar, queremos que o outro siga. 
E quando o outro não faz o que achamos adequado, brigamos, fechamos a cara, criticamos. 
As vezes não colocamos em palavras, as vezes não querendo ofender não falamos na frente da pessoa...
Fazemos fofoca...
Pois é amigo leitor, mesmo sendo pessoas lindas, corretas, quando falamos algo de alguém que a pessoa não pode ouvir, estamos fazendo fofoca!
Tenho que dizer que acho muito triste esta constatação, porém verdadeira.




É impressionante como aprendemos sobre a convivência humana em encontros como os nossos Sevas. Aprendemos com as pessoas que encontramos, e aprendemos com o grupo que se forma para doar.
Domingo passado estivemos em dois lugares entregando presentes para as crianças. Num abrigo, e num edifício no centro da cidade que é uma verdadeira comunidade. Um lugar onde vivem muitas famílias, que enfrentam corajosamente a vida em São Paulo. Mas que não deixaram que a selva de pedra endurecesse seus corações. Lá o "povo" se ajuda, num sentimento expansivo de que onde come uma família sempre tem um pouco de comida para os que precisam.



Exemplo a ser seguido. Compartilhar tem muito a nos ensinar.
Desde o momento que chegam as doações em Alpha Lux estamos aprendendo. Aliás aprendemos até antes disso quando ainda estamos organizando as ações. 
Tem pessoas lindas que se abrem desde o começo. Disponíveis, amorosas, cheias de boa vontade. Assim como aparecem outras egoístas, sem nenhuma vontade de partilhar, que mesmo podendo doar fecham as mãos, sem compreender que para segurar as mãos de Deus é preciso abrir as suas...


E vendo tudo isso, o lado bom, e o lado ruim, sei que não posso julgar. 
Sei que não devo. 
Sei que se julgar as coisas erradas, errarei junto. 
Sei que não tenho esse direito. 
Sei que se julgasse, se me prendesse olhando as coisas erradas, desperdiçaria um tempo precioso destinado a receber muito amor, que surge em pequenos atos como esta menininha encostando a cabecinha no meu ombro.
Fiquei emocionada com o carinho da pequena que nem sabia quem eu era.
Apenas se encostou em mim.
Um toque com muito amor.



E aí amigo leitor eu pergunto: " Quem doou e quem recebeu? "
Há anos dedicando parte do meu tempo cuidando das pessoas, aprendi que recebemos muita coisa boa quando atendemos as necessidades alheias.
Saímos do nosso mundinho. E isso é maravilhoso.

Em 2014 junte-se a nós.
Venha fazer parte desta grande família Alpha Lux.
Venha fazer os cursos, aprender, expandir seus limites.
Mas se você está longe, não vive em São Paulo, pode esperar por novidades, pois estamos investindo muita energia para o blog ficar ainda melhor no ano que vem.

Um beijo a todos e Feliz Natal!

MS




8 comentários :

  1. e fica a reflexão, sobre a difícil arte de conviver... Esse final de semana, acabei saindo de SP, por isso, não pude acompanhar vocês. Hoje depois do trabalho irei até Alpha Lux, para ajudar na montagem dos kits.
    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Guilherme,
      As sacolinhas para os moradores de rua já estão prontas, agora é se preparar para o Seva do dia 23 de dezembro.
      Tomara que você participe.

      MS

      Excluir
    2. Nossa! Achei que fosse demorar mais tempo... até liguei ontem, e falei que hoje iria ajudar... Que bom então! Com certeza estarei no dia 23. Na verdade estou até um pouco ansioso, pois, com certeza nos trará muitas lições e quebras de egos...
      bj!

      Excluir
  2. Um tema muito difícil e uma reflexão válida. Num mundo como o nosso onde as pessoas estão "se acostumando" a explorar, tirar vantagem, passar para trás, gestos de simples como os de generosidade e bondade acabam sendo a exceção, acabam chamando a atenção. Lindo o trabalho desenvolvido por vocês! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Q gracinha a menina!! deve ter sentido a sua boa energia!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Que reflexão sobre a convivência! Uma aula!
    MS vc foi muito assertiva quando escreveu este post.
    Viver é conviver com pessoas, é aceitar o outro como ele é, ser adaptável, fazer o bem sem esperar retorno... Quando o outro não se comporta como nós achamos adequado, fazemos fofoca, nos ofendemos, magoamos... Como o ego reina forte. Acho importante a MS falar de amor, doação, gratidão, e também falar sobre as nossas feridas abertas. Por isto gosto tanto do Blog. Aquela frase do final, bateu na minha alma: "para segurar as mãos de Deus, é preciso abrir as suas." O trabalho da Alpha Lux, nos mostra que é possível reverter um carma de escassez, em um carma mais leve, mais humano. Depende de nossa ajuda!
    Aquela fofa menina da foto, me pareceu que mais do que o presente, o que ela mais necessitava, era o aconchego, um colo de amor.
    Lindo Trabalho de toda a Equipe! Feliz Natal para todos do Blog e Leitores! Super grata pelo Blog!
    Adorei ter virado amiga virtual de vcs.
    Blog ficar ainda melhor em 2014, nossa que maravilha! continuem assim, que tá perfeito.
    Luz, Tati Fpolis

    ResponderExcluir
  5. Que trabalho importante e que exemplo vocês nos dá, mostra que para servir ao próximo basta começar e as coisas acontecem. O Pai abre os caminhos quando damos esse passo! Fico feliz Maria Silvia por sempre pensar na gente que mora fora de Sampa! Beijos no coração, Roberta Rodrigues.

    ResponderExcluir
  6. Realmente a convivência nos traz aprendizado constante, desde que estejamos dispostos a olhar com atenção para o que acontece conosco e a nossa volta. O trabalho do domingo me trouxe uma satisfação interna que nem dá pra descrever. Mas garanto que foi enorme.
    E olhar para o lado, constatar as crianças, as pessoas felizes, o grupo cheio de empenho me traz à mente a frase daquela propaganda "não tem preço"!
    Sou testemunha do momento exato em que a menininha se recostou no seu ombro, MS. Foi um momento de imensa ternura!!! Certamente ela sentiu sua energia amorosa e eu fiquei mto feliz de registrar o momento! Que aquela ternura sempre ecoe nos nossos corações.
    Enfim, me manifesto assim para concluir que eu sou mto feliz: por fazer parte desse grupo, por termos a convivência que temos, por aprender tanto, a cada dia!!!
    Que Deus permita que possamos continuar refletindo e aprendendo, ainda que haja adversidades!
    E que esse blog continue sendo uma forma de sermos iluminados, assim como desejo que Alpha Lux continue sendo um lugar abençoado!
    Bjs com mto carinho,
    Fran

    ResponderExcluir