quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O que significa a festa pagã de Halloween?

         O que significa esta festa pagã?

         Halloween ou Samhain é um dos mais importantes sabbats(celebração) na wicca. No hemisfério norte é comemorado no dia 31 de outubro em sintonia com finados, dia dos mortos. Conta a lenda que nesse dia nos aproximamos daqueles que já partiram para o país do verão, vida na Terra. Já que a wicca encara a morte como uma passagem para um outro plano de existência esta celebração não tem uma conotação de dor ou de sofrimento.

Como no hemisfério norte este é o ponto alto do outono, e o sol começa a baixar anunciando os tempos frios do inverno esta também é a data da última colheita. Assim o paganismo reverência a morte do Deus e reconhece a lástima da Deusa anciã, que simboliza a natureza que já deu seus frutos.
Para nós representa mais um ritual de passagem, quando pedimos a morte do velho, queimando nossas sombras e consagrando ao espírito nossas sementes.
Acho muito bonito observar a natureza e aprender reconhecer a força de cada momento, de cada energia. Porque se há uma beleza no calor, também há uma beleza no tempo frio, na chuva, na terra e nos seus frutos. Precisamos pensar no todo.
Nossa sociedade está tão acostumada a apenas receber, sem se preocupar com a procedência e o trabalho existente antes de consumir, que nos tornamos cada vez mais insensíveis. Afinal é só trabalhar e comprar, não é?
Acredito que justamente por conta desse tipo de comportamento é que ficamos tão infelizes, ansiosos e imediatistas. As pessoas querem as coisas rapidamente, querem se formar, ter diplomas e carros novos, sem observar aquilo que estão construindo para si mesmas. Afinal antes do diploma vem a formação, vem os relacionamentos com colegas, amigos, pessoas e familiares. Antes do consumo, do carro novo, do sonho da casa própria, vem a construção da sua caminhada, de escolhas de vida, de atitudes. Antes de comprar algo no supermercado para saciar um desejo de consumo vem um processo interior de auto observação.
Porque será que deixamos de pensar e substituímos pensamento por desejos?
Porque será que perdemos a conexão com aquilo que vem da alma, nos deixando encantar por aquilo que vem do mundo externo, da mídia?
Penso que o culto ao sagrado, à natureza precisa voltar, mesmo que seja apenas na intenção de preservação, de usar menos água ou de poluir menos nosso lindo planeta usando sacolas retornáveis, e evitando comprar o que não precisamos.
Tente fazer uma conexão mais profunda com a natureza nesse dia de Halloween. Releve a influencia das comemorações banalizadas pelas escolas de inglês, e pelas crianças que aprenderam pedir doces porque viram na TV crianças fantasiadas de fantasmas e bruxas engraçados com sacolas cheias de doces arrecadados na vizinhança.
Celebrar o ciclo da vida pode lhe trazer uma importante conexão com aquilo que de fato é sagrado e finito. A saber você mesmo!




Aproveito para convidar você que deseja saber mais de suas vidas passadas e se libertar de aprisionamentos, a participar dos meus cursos em 2012. 
Estamos com as inscrições abertas e para responder dúvidas estamos abrindo nossa agenda. Marque sua entrevista.
Ligue e agende seu horário no tel: 3673.4824


Um beijo a todos,


Maria Silvia

3 comentários :

  1. Como é bom esse conectar com a natureza, como é bom estarmos junto dela e observarmos cada passo que ela dá, sua sabedoria, sua incrível abundância e perfeição.Semana passada estive em Nogueira,um bairro próximo a Petrópolis,RJ, e pude me conectar com essa fonte inesgotável de bençãos que é a natureza, capaz de recarregar nossas baterias em poucos instantes, o ser humano devia prestar mais atenção a sua volta e ver que a vida tem muito mais a nos ofertar do que carrões, aviões e futilidades.
    bjão.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria, meu nome é Marco Antonio , tenho 17 anos, eu estou te escrevendo hoje para dizer como a chama violeta tem feito mudanças enormes na minha vida, assim como a Presença EU SOU também tem se mostrado muito real, em muitos aspectos do que vem ocorrendo comigo, conheci a chama violeta e a Grande Fraternidade Branca "por acaso" , primeiro conheci seu livro de uma forma muito sutil e a Grande Fraternidade de uma forma muito inesperada , mas pretendo te contar isso tudo um dia pessoalmente, na verdade estou te escrevendo depois de um certo tempo de ter te conhecido nos livros e no seu blog pra dizer o quão importante tem sido suas palavras na minha vida, desde que li "Transformação com a chama violeta" , pois foi como se tivesse descoberto um tesouro dentro de mim , e após conhecer o grande mestre Saint Germain e seus ensinamentos, tenho sentido que minha vida necessita de uma mudança e ela vem a cada dia que passa ocorrendo,as vezes mais tranquila, e as vezes de uma forma até dificil de aguentar, mas ela acontece, eu queria muito te conhecer e contar experiencias e ouvir as suas, sinto um enorme carinho por você , e nas minhas orações peço sua proteção e espero que todo o amor chegue até você, enfim, gostaria de coração de te agradecer por existir e ter aberto caminho para a minha consciência através das suas palavras, queria muito te conhecer, meditar e aprender com você,
    muito obrigado por tudo e um GRANDE abraço, ou melhor um IMENSO abraço de um amigo que você ainda não conhece .
    Marco ,
    ah e meu e-mail é onserf19@hotmail.com , espero que tenha gostado dessa mini carta de uma pessoa que gosta muito de você:)

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria Sílvia!

    Há alguns anos, lí um artigo seu na Revista BOA VONTADE (LBV) e fiquei encantada; e foi com grande alegria que te achei aqui no site SOMOS TODOS UM e deste então, leio todos os seus artigos. Gosto muito do que escreve sinto sua energia maravilhosa. Continue a ajudar as pessoas através deste seu lindo dom. Que DEUS ESTEJA SEMPRE PRESENTE com você.

    Joana.

    ResponderExcluir