quinta-feira, 20 de maio de 2010

O fantasma do medo de compromisso

         Queridos, resolvi escrever algumas palavras sobre medo de compromisso porque esta semana conversei com várias pessoas com esse problema. Porque o medo é um problema. No mínimo é uma questão que devemos olhar com muito carinho em nossa vida, pois atrapalha nossas realizações e conquistas.

Medo de assumir uma relação foi a reclamação constante que ouvi de algumas mulheres que atendi essa semana. A história é sempre parecida. Relacionamentos que começam cheios de promessas e terminam sem explicações. Assim como elas devo dizer que detesto esse tipo de atitude.

Para mim o gato precisa subir no telhado. Enfim a pessoa precisa sinalizar que estamos no caminho errado antes de simplesmente cair fora. Mas não é apenas nos relacionamentos que o medo do compromisso se manifesta. Muita gente sofre por conta do medo. Sofre por não falar o que pensa, sofre por não dizer que não gosta disso ou daquilo, sofre por não se comprometer em terminar suas tarefas, sofre por não se comprometer consigo mesmo nem com sua espiritualidade.

Se você se encaixa em alguma dessas perspectivas, por favor, pelo seu bem, tente mudar. Porque se arrepender de coisas feitas tudo bem, mas se arrepender do que não teve perseverança para fazer faz muito mal. Em muitas situação não temos como mexer no passado, refazer escolhas, mudar caminhos.

Comprometimento com a vida espiritual, com a pratica de orações e meditação é algo muito rico em amor e luz. Já ouvi aquele ditado que fala que quanto mais rezo mais assombração aparece... Na verdade ele é correto porque quanto mais afinamos nossa energia espiritual, mais conseguimos detectar nossos fantasmas, assim se você quer melhorar, progredir no seu caminho, encontrar mais amor se comprometa. Assuma sua busca, e tente colocar em pratica o que aprende.

Espiritualidade não deve ficar presa nas igrejas, nos templos, nos grupos de oração. Espiritualidade é prática e é para agora, para o bem do seu momento presente.

Se você está em São Paulo porque não se compromete em trocar energias conosco no Grupo de Meditação as quartas feiras. A energia é linda e não há quem não sai dos nossos encontros com um sentimento melhor.

Um beijo a todos e até logo mais,
Maria Silvia

12 comentários :

  1. Medo! Essa palavra sempre me provocou repulsa,já tive muito medo de me expor, de me valorizar, de me mostrar, de dizer o que pensava, de fazer o que queria. Agora aos 44 anos estou tendo uma visão ampla de tudo o que passei e de tudo o que fiz ou deixei de fazer e confesso que prefiro errar por excesso do que por falta, passei a me jogar de cabeça naquilo que acreditava, se não dava certo tentava de novo.
    E é assim comigo até hoje, me lanço em tudo aquilo que acredito que possa ser verdadeiro ou que possa me fazer feliz. Minha busca é constante em todos os sentidos da minha vida em todos os sentidos mesmo! Um grande abraço e espero poder encontrar com você pessoalmente um dia! Que seja breve!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, medo atrapalha tudo! Já tive até sindrome do pânico causada por um medo que tinha desde criança, mas graças a Deus, curei desta síndrome. O caminho espiritual ajuda muito a gente se livrar destes medos. Afinal o medo é contrário da vida e da alegria, melhor é tentar do que nunca tentar por causa do medo. Falou e disse Maria Silvia. namastê, marilia

    ResponderExcluir
  3. Eu, por ja ter sofrido muito em relaçõ a comprimisso tinha me fechado...não gostava de me envolver...mas o feitiço virou contra o feiticeiro...hj são eles q não querem compromisso...mas não estou desesperada por causa disso...isso magoa claro...o meu ultimo relacionamento o rapaz simplesmente sumil...fiquei triste..mas foi onde resolvi busca ajuda da espiritualidade...hj me sinto melhor...mais feliz sem magoa de ninguem...porq ela sim pode fazer com que não nos deixamos levar pelo sentimento...
    adorei seu post..
    bejo

    ResponderExcluir
  4. Acredito que não seja simplesmente o medo do compromisso. Talvez seja o medo de sentir medo. Evitar a decepção e as inseguranças. Sentir medo de ficar com medo. Complexo.

    ResponderExcluir
  5. Só pra constar, como não estou em São Paulo, mas sim em Pernambuco, me comprometo a dar uma passadinha no blog todos os dias pra saber as novidades dos textos e dos comentários! Adorei!!! Beijos a todos!!!

    ResponderExcluir
  6. Várias são as histórias sobre medo de compromissos, muitas vezes já sofri e vi amigas sofrerem por conta disso, mas hoje recebi um e-mail maravilhoso que eu gostaria de compartilhar (pode parecer meio feminista demais, mas vale pela lição, que é para todos os sexos):

    "Contos de fadas para mulheres do séc. XXI

    1) Era uma vez uma linda moça que perguntou a um lindo rapaz:

    - Você quer casar comigo?

    Ele respondeu:  NãO!

    E a moça viveu feliz para sempre, foi viajar, fez compras, conheceu muitos outros rapazes, visitou muitos lugares, foi morar na praia, comprou outro carro, mobiliou sua casa, sempre estava sorrindo e de bom humor, nunca lhe faltava nada, bebia cerveja com as amigas sempre que estava com vontade e ninguém mandava nela.

    O rapaz ficou barrigudo, careca, o pinto caiu, a bunda murchou, ficou sozinho e pobre, pois não se constrói nada sem uma MULHER.

    FIM!!!

    2)  Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa independente e cheia de auto-estima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma rã.

    Então, a rã pulou para o seu colo e disse: - Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas uma bruxa má lançou-me um encanto e eu fui transformado nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir um lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre...

    E então, naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava: - Nem pen....sar!

    FIM!!! "

    ResponderExcluir
  7. Tb tinha mto medo de me comprometer, na verdade tinha uma crença mto grande de que nunca seria amada, q nunca mereceria ser amada, consegui escapar um pouco disso, mas infelizmente aconteceu como com a Gra, n consigo encontrar um homem que queira realmente algo comigo, alias, eles sempre somem, como mágica...
    Maria Silvia por favor fale mais sobre como se comprometer com a vida espiritual, tb sinto dificuldades nisso...
    Obrigada pelos artigos!

    ResponderExcluir
  8. Olha, eu conheci alguém há pouco tempo e veio um medo sim. Mas nao sei se foi do compromisso. Foi medo de nao ser correspondida. Pq sempre achei, também, que nunca seria amada. Como tenho trabalhado bastante o autoconhecimento, este sentimento de medo passou rapidamente após a reflexão. Este homem é bastante gentil, amoroso e tem correspondido ao que eu gostaria que correspondesse. Comentando isso com uma amiga, ela me disse para tomar cuidado, pois homens usam de sua lábia para nos magoar. Fiquei pensando que é um pensamento estranho, pq um homem assim que me faz feliz é passível de temorosidade, como fazer com os que nao nos tratam bem, ou já se mostram intencionados objetivamente somente por uma relação fútil ou somente sexual ? Acho que temos que cuidar de nossas relações com carinho por nós e pela outra pessoa, observando nossos padrões, entre eles o de medo. Viver com serenidade, mas atentas ao que merecemos. Pq sei que merecemos amor. E nao vivermos com o pé atrás imaginando que nao exista um homem que valha a pena. Pq eles existem sim.

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria Silvia!
    Muito interessante o texto, eu me vejo nessa questão de compromisso como uma lutadora dos medos de comprometimento, aquilo que eu fico com medo tento enfrentar, para sentir que estou dando um passo adiante. Em questões do cotidiano é mais fácil mas na área dos relacionamentos é muito difícil. Não falo que eu não queira me comprometer, falo no sentido particular de que a gente abre o coração, cuida, toma cuidado com quem vai se relacionar.. no meu caso gostei de dois rapazes na vida adulta, tenho 27 anos,me permiti tentar viver os acontecimentos e no final só recebi falta de comprometimento, então veio aquele temido sentimento de rejeição.
    Já li e tenho conhecimento da vida espiritual para pensar nessas coisas levando em consideração isso.. mas é muito complicado mesmo preencher o buraco que fica, a auto estima que vai para o espaço e não se sentir um fracasso do porque de ter que ficar sozinha assim. Não é por falta de atividades de lazer e distração, trabalho, estudo, não viveria em função de uma pessoa, mas é tão bom compartilhar. Relacionamento que é o pilar onde mais crescemos não acontece.
    Acho que sou sensitiva,e algo me diz que, eu sinto que essas pessoas em um determinado tempo ficam com medo e fogem.. o primeiro fui bem corajosa quando acabou e me reergi muito bem, hoje somos amigos. Mas esse segundo, mais recente.. me sinto enfraquecida,não consigo deixar,ainda tem sofrimento (amor?ego?) envolvido..
    E ainda os dois vem me dizer que se arrependeram.. e aí? Não se comprometeram comigo, mas se comprometeram com outras pessoas. Se repetindo assim, o mesmo padrão.
    Sei que as coisas não acontecem por acaso, mas mesmo assim, como pensar, que caminho seguir.. enfim, penso como todos que passam por uma situação semelhante pensam e sentem.
    Como entender essas pessoas, seu lado humano? Não quero taxar essas pessoas de más, canalhas.. etc etc.. porque a gente sente o coração deles..
    No momento tenho o medo que essas acontecimentos geraram para trabalhar.
    Desabafo a parte, cada palavra que todos escrevem por aqui é um pontinho de luz.

    Cristiane B.

    ResponderExcluir
  10. Maravilhosas e sabias frases e palavras ... lamento viver no Rio !!! Cidade Maravilhosa mas onde eu gostaria de a encontrar ...A nossa vida eh incrustada de medos...a educacao assim nos colocou e torna se muito dificil ir limpando esses velhos conceitos...Beijos de Luz para todos !!!

    ResponderExcluir
  11. oi!Maria Sílvia,este texto foi muito esclarecedor para mim.Estou vivendo muito isso.Não consigo assumir compromisso com nada.No trabalho faço o meu feijão com arroz e não aceito fazer nada além do que me compete.Relacionamentos,nem pensar!
    A questão espiritual também,não consigo.Estou tentando seguir o Budismo Nitiren,mas só quero fazer as orações em casa,nãoquero sair e frequentar as reuniões de palestras os encontros,fico dando desculpas para não ir,chego até o cumulo de mandar dizer que eu não estou quando chega alguém em casa.É que também gosto de várias coisas com relação a espiritualidade,mas existe uma cobrança de fidelidade,aí não sei lidar com isso.
    Bom,eu não tinha me tocado que eu não tava querendo me comprometer,assumir responsabilidades.Eu tava só achando que eu não estava querendo,não gostava.Medo de compromisso....nossa é isso.Poxa gostaria de ir aí com voce,mas moro tão longe!
    beijos.

    ResponderExcluir
  12. MS adorei seu post! Super me identifiquei! Descobri que sou uma dessas pessoas... que têm medo de compromisso com tudo na vida... Adoraria ler mais posts sobre esse assunto! Beijo grande!

    ResponderExcluir