domingo, 6 de junho de 2010

E tudo começa outra vez...

           Depois de um feriado prolongado em São Paulo tudo começa outra vez e tenho certeza que muita gente não encara este recomeço muito bem justamente porque não está muito feliz com o que está fazendo em sua vida.

            Isso é normal... Normal ter um certo medo do recomeço de enfrentar novamente a rotina, de se ver com ou sem emprego, com ou sem um companheiro, com ou sem vontade de enfrentar os desafios da vida. Sei que quando estamos meio confusos ou tristes o recomeço é algo complicado porque seja qual for a solução que buscamos sabemos que pode dar certo ou não.

            Acho que o medo do recomeço vem do pensamento de que tudo continuará igual, ou da reflexão de que temos medo da mudança, aliás recentemente abordei esse tema num artigo que escrevi no STUM.

            De fato para muita gente é complicado se colocar, dizer o que pensa, mostrar seu desagrado por alguma coisa. Conheço muitas pessoas que falam muito bem profissionalmente, pessoas que defendem seus argumentos profissionais com muita eloqüência, mas que são uma negação quando o assunto se torna mais pessoal. E difícil demais quando o assunto é dinheiro, pedir aumento ou mesmo pedir ajuda para algo em seu benefício.

            Isso é uma espécie complicada de orgulho porque a maioria das pessoas não entendem o orgulho assim. As pessoas pensam que a pessoa orgulhosa é aquela que se acha o máximo, aquela que pensa em si mesma como superior e não aquela que luta para encontrar um bom lugar na vida e que se protege não mostrando fragilidades.

            Recomeçar deve ser algo bom, uma oportunidade de fazer diferente, e de se confrontar com seus fantasmas.

Assim amigo leitor, desejo a você uma boa semana e muita luz nesse recomeço. Sem medo de ser feliz ou de encarar as mudanças que você precise fazer. Não adie a mudança, faça agora...

Maria Silvia

8 comentários :

  1. Olá Maria!!!

    A semana passada, lhe enviei um email, contando um pouco do meu "problema", que se encaixa bem neste artigo, medo do novo, de enfrentar as mudanças,a pergunta que logo vem é: será que vai dar certo??? e se eu me arrepender??
    Bom...mas estou lhe deixando este recado, pois como seu email é do terra, não sei se você recebeu o que te mandei, pois não recebi nenhuma resposta. meu email é lilibarrossilveira@hotmail.com
    é que as vezes, o email do terra, não recebe da hotmail.
    Um grande abraço e tenha uma ótima semana.

    Liliane Barros Silveira

    ResponderExcluir
  2. OI MS... eu na verdade tenho vivido o recomeço diariamente. Em casa, no trabalho, nos relacionamentos. Aprendo a cada dia a olhar tudo de uma maneira nova, o que tem me feito muito bem. Cada semana tem sido um novo e gostoso desafio, mas há alguns que realmente assustam. Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Só gostaria de deixar minha mensagem dizendo que me encaixo nesse perfil.O recomeço...! Mas infelizmente ñ do modo como gostaria, e sim desanimador.Mas espero um dia melhor!Luz pra todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Sabe! Esse recomeço pra mim tem sido como uma benção todos os dias, pois acredito que meu emprego virá e com a oportunidade de recomeçar tenho mais confiança no amanhã que será diferente do hoje que não aconteceu,dá pra entender? E assim vou vivendo um dia de cada vez à espera de um amanhã melhor!

    ResponderExcluir
  5. MS
    De fato, nosso processo de mudança não é tão simples, já que requer um auto compromisso com o propósito de encarar e superar as próprias dificuldades. Ao contrário do estudo objetivo de algum assunto, o auto conhecimento não é linear, além do que não nos dá garantias do resultado positivo desejo, talvez daí o medo, o orgulho. No entanto, penso que trilhar esse caminho (da mudança), é uma valiosa oportunidade de crescimento interior. O mudar pode doer, mais não mudar certamente doerá mais.
    um beijo
    Sandra

    ResponderExcluir
  6. Liliane, dentro de cada uma de nós existem respostas para estas perguntas. Talvez você sofra mais um dia pelo arrependimento de não ter tentado. Avalie seus caminhos com carinho e com responsabilidade. As respostas virão, tenha fé. Um beijo da MS.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não é fácil recomeçar, mas desde o final de 2009 até agora, acredito que ando sendo "testada" com relação a essa questão. Por que deste tempo para cá tive que recomeçar mais de 03 vezes profissionalmente...kkk
    E todos os dias é um recomeço! Mas estou aprendndo muito com isso: tem que ter muita fé, acreditar, porque senão o emocional desmorona...Sabe aquela máxima que desgraça nunca vêm sozinha...pois é passei por isso nesse período...Mas continuei com minhas orações e firme de se a gente faz o bem a vida provem a nosso favor e agora aos pouquinhos as coisas vêm melhorando...e pode acreditar a gente sempre pensa que nosso problema é o maior, não é nada...sempre temos um irmão passando por coisas que você nem imagina...
    Bjos,
    Eli.

    ResponderExcluir
  8. Recomeçar.. Nossa como é dificil levantar depois de uma queda, é necessário, mas muito de nós vai embora e ter tudo novamente é doloroso, sacrificante, mas nada pra Deus é impossível, so basta acreditarmos!!! Beijos a todos e parabéns pelo blog, simplesmente lindo!!

    ResponderExcluir