quinta-feira, 29 de julho de 2010

É Tempo de Liquidação



Não sei você  faz isso, mas eu sempre olho as vitrines e as ofertas.
         
            Já fui muito mais impulsiva em minhas compras do que sou hoje, mas confesso que gosto muito de roupas, de acompanhar a moda, de olhar as cores e tendências. Ainda que as vezes ache tudo muito efêmero, e carregado da força do consumo, não deixo de admirar a arte que existe por trás da indústria da moda.

            Minha alma artista ama as cores. Admiro a sensibilidade dos artistas que indicam caminhos, tendências de como iremos nos vestir, do que iremos gostar. Esses homens e mulheres são leitores do futuro, afinal quem de fato sabe o que vai acontecer no mês seguinte, ou nos próximos 6 meses?

            Tenho certeza que algumas coleções são lançadas e encalham enquanto outras dão muito certo, e as mulheres correm para as lojas querendo trazer aquela beleza para suas vidas.

            Confesso que o filme “O Diabo Veste Prada”me surpreendeu positivamente, pois alem da magistral interpretação da Meryl Streep, somos convidados a olhar alem do consumo, pois a vida, e o trabalho de milhares de pessoas depende daqueles que compram moda!  

            Não é apenas não consumir que poderia curar o nosso mundo de tanto mau uso da energia, de tanta poluição. Também não pense você que sou a favor de comprar de forma desmedida, pois acho que essa atitude é reflexo de uma grande carência e falta de auto estima. Pois, por mais que estejamos usando uma roupa linda se não estamos lindos por dentro, de que adianta?

            O humor pode mudar com uma boa roupa, mas se não nos olharmos com carinho verdadeiro, e profundidade o mal estar volta, e não há roupa bonita ou beleza artística que cure.
            Assim amiga, pois, os rapazes que me desculpem, mas nesse momento me refiro ao público feminino, boa sorte em suas compras. 



E apesar de muita gente achar que o inverno ajuda se vestir bem, nada como as cores e o branco que sempre volta no verão!




E você o que pensa das liquidações?
Sempre compra coisas úteis que de fato usa, ou se perde com os impulsos?
Já comprou por carência?


Maria Silvia P Orlovas

8 comentários :

  1. Oi!
    Achei bem interessante o texto, realmente agrada aos olhos as tendências da moda. Não sou consumista, mas namoro os sapatos e os casacos de inverno muitooo!! hehe.. Sou do RS.
    O filme mexeu comigo, achei bem feito e também a versatilidade das roupas, lindas, bem contadas, texturas, cores, opções de mandar recados com o que se veste. Lembro que quando assisti tinha vontade de me vestir lindamente com um belo salto alto. ("Ai, queria me vestir assim também, sempre!" foi o que eu pensei)
    Nao sou a favor de ser "dondoca", mas a gente acaba no dia a dia descuidando da aparencia, e tem que se cuidar do que a gente tem, nosso corpo, afinal, é uma obra de arte unica.
    Quando eu estou carente, e por nao gostar de consumir em demasia, troquei a vontade de comprar, pelo de me arrumar. Banho, cabelo, unhas, uma maquiagem, escolher a roupa, o calçado. Me melhora o ânimo.
    Bjos

    Cristiane B.

    ResponderExcluir
  2. Aprendi com o tempo que se cuidar é se amar, que ir ao shopping e procurar as tendências nos faz estar vivas e compartilhar do frisson que é a vida. Nada que seja absurdamente consumista ou vulgar, mas, realmente porque viver, se sentir viva é se gostar, é estar se sentindo bem, bonita, atraente. E sabe de uma coisa nada mais animado do que estar pra baixo e correr pra comprar aquele sapato que você vem namorando há muito tempo. Isso te dá ânimo, te revigora.
    Liquidações foram feitas para as mulheres, pois sabemos direitinho como aproveitá-las bem!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de me arrumar, ajuda a aumentar a auto estima. também adorei o filme e a moral da história de O Diabo veste Prada: é melhor a gente fazer o que gosta, no caso a jovem aprendiz da moda, deixa uma brilhante carreira na revista da moda para ir trabalhar no melhor jornal americano e estar no mundo de acordo com seus ideais, longe do mundo glamuroso da moda.hoje depois de tantos anos na minha profissão, olho as lojas criativas e dificilmente posso comprar, são tantos impostos, juros altos, gastos fixos para se viver...mas não desisto, quero ser respeitada como profissional e ganharei o que mereço... minhas afirmações diárias...nunca fui consumista, sempre andei na minha moda, comprando roupas boas para durarem muito, mas reconheço q é delicioso sair para as compras e comprar aquele vestido ou aquela blusinha quando se está triste, ajuda a dar uma alegria, mesmo passageira. A única coisa boa que se aprende quando não se tem dinheiro é que a prioridade da vida é ficar atento, fazer o melhor que a gente pode e não desistir nunca...porque a beleza está na criação, como fazem estes brilhantes estilistas da moda! bjo grande Maria Silvia.

    ResponderExcluir
  4. Sentir-se bem e bonito é importante, mas é importante também pensarmos nos exageros que podem existir nesse mundo da moda...
    Esse consumismo exacerbados, parece que tudo é automaticamente preparada para você comprar, desde as guloseimas que ficam expostas em frente aos caixas de supermercados enquanto aguardamos na fila...
    Tá tuda ali ao seu alcance...
    Esses dias fui em um shopping e os cinemas ficavam no 3º andar, mas nas placas de informações constava 2º andar, daí me coloquei a pensar...não será isso uma estratégia de marketing, porque até é possível chegar no cinema pela segunda andar, mas você terá que passar por dentro de algumas lojas...sendo que no terceiro andar, o elevador te deixa na porta do mesmo...
    É importante pensarmos nessas coisas e nos darmos conta, porque não precisamos ser escravos da moda ou do consumismo, no final sempre o mais importante é ser feliz com responsabilidade.

    ResponderExcluir
  5. Tempo de liquidação é ótimo para o bolso e a mente, se usamos o bom senso nas escolhas dos objetos. As consultoras de moda já vem dizendo isso há muito na mídia. É a hora da boa compra dentro do orçamento, especialmente das peças curingas.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Não sou consumista e evito ir a shopping quando estou triste, pois minha compulsão são livros, não saio das livrarias sem 4, 5 ou mais. E quando passa vejo a quantidad de livros que ainda tenho sem ler, esperando meu tempo...Aproveito as liquidações para comprar roupas mais clássicas, que não mudam de uma estação para a outra, daí sim, vou só para verificar e se gosto, compro mesmo. Também procuro cuidar um pouco mais de mim, nos dias cinzas...uma massagem, que acaba atingindo também o ego. Abraços Margaret (RS)

    ResponderExcluir
  7. Oá Maria Sivia,
    Também gosto de ver as criações da moda e curtir a arte de seus estilistas e do povo que a reinventa. Acho hoje muito importante a liberdade da expressão da moda. Hoje encontramos a roupa que se enquadra ao nosso temperamento. Não há uma moda definida ou fechada, mas sim uma tendência de cores e jogos de tecidos, acho isso divino.
    Gosto de observar as pessoas como se vestem, elas mostram sua maneira de ser, seu estado de espírito e até suas intensões escondidas com o estilo que põe no corpo. Tentar se esconder, disfarçar, exibir, agradar, chocar, embelezar,
    se impor, enfim, mil e uma maneiras de usar a roupa de forma a expressar suas emoções, sentimentos e intensões. Realmente a moda é uma arte no nosso dia a dia que a vestimos todas as manhãs.
    Um bom dia a você e a todos.
    Um abraço. Saudades.
    Márcia Gerreiro

    ResponderExcluir
  8. olá Maria Silvia,
    Tenho todos os seus livros, recebo com muita gratidao e releio cada Boletim q envia para o meu mail.Acompanho tb SEGREDOS DE MULHER.
    Aqui, onde resido, na alemanha foram muitas as vezes q senti como deve ser maravilhoso ter a oportunidade de estar perto do Espaco Alfa Lux, acompanho atentamente cada passo do seu trabalho Maria Silvia. Obrigada por me fazer sentir, apesar da distancia, tb parte dele. Qt ao seu ultimo texto é como sempre muito oportuno e transportador para uma boa reflexao!
    oBRIGADA pelo amor, energia e esperanca q deposita nos nossos coracoes, por vezes tao solitarios e cheios de "fome" de saber.
    Em Amor e Luz, Namaste!!
    maria

    ResponderExcluir