quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Doces e muita festa para Lakshmi a Deusa da Fortuna



Este ano seguindo o calendário hindu o Deepawali acontece no dia 26 de outubro,  uma quarta feira, dia de encontro de meditação em Aplha Lux.  Você é nosso convidado. Informe-se sobre como participar em encontros avulsos de nossos eventos no tel: 3673.4824.

No riquíssimo panteão hindu a fé que anima boa parte dos habitantes da Índia, garante nesta ocasião um festival tão alegre quanto variado. Algumas regiões incorporam festejos que recordam o triunfo do senhor Krishna sobre o demônio Naraka. Já em Bengala, as celebrações incluem a terrível deusa Kali, encarregada de destruir o velho para deixar nascer o novo. E em todos os lugares Ganesha, o deus elefante da sabedoria e dos começos também é lembrado num clima de ano-novo e de comemorar a vitória do bem contra o mal.
O Festival Dipawali marca também o começo de um ano financeiro. As casas e os negócios começam nova contabilidade. Até hoje algumas firmas passam registrar as finanças em outro livro, que é decorado com imagens de Lakshmi, a deusa da fortuna e da prosperidade. 
Aqui faremos um encontro especial com mantras e orações para a divina Mãe pedindo prosperidade para nossas vidas. Aproveite para fazer o mesmo em sua casa. Comece com uma boa faxina. Limpe tudo, troque a roupa de cama, e faça algumas mudanças, ofereça flores, compre algo novo, enfeite sua casa.
Na hora do ritual acenda velas vermelhas, Pink, cor de laranja ou verde. Use insenso de rosas ou de sândalo que é um aroma típico da Índia. Faça mantras e orações e se desejar agradar ainda mais ofereça um jantar de gala, digno da Deusa Lakshmi.
Num ritual de fartura sempre é bom lembrar dos grãos e dos doces.
Veja algumas receitas:

1.    Samosa
Em muitos lugares em visitei na Índia experimentei esta iguaria que se chama Samosa. É uma espécie de pastel, servido na maioria dos lugares frito numa manteiga clarificada conhecida como gyi. Adaptei esta receita aos nossos costumes, e hoje ofereço este quitute assado no forno, assim não fica cheio de óleo, e é de mais fácil digestão.

500 gramas de farinha de trigo
3 colheres de sopa de óleo
¾ de xícara de água morna
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Fazer a massa misturando todos os ingredientes.
Recheio de Batatas, ervilhas secas, e ricota defumada:
1 xícara de ervilhas secas partidas cozidas
3 batatas médias cozidas
½ xícara de ricota defumada ralada
1 colher de chá de gengibre fresco picado
Curry de Temperos:
½ colher de chá de cominho em pó
½ colher de chá de coentro em pó
½ colher de chá de açafrão em pó, você poderá pedir para misturar esses ingredientes do tempero, os feirantes costumam fazer isso.
Sal e pimenta do reino à gosto.
Numa panela refogue no azeite o gengibre e a ervilha que deve ser cozida num ponto firme. Em seguida acrescente a batata picada, e o curry de temperos, coloque então a ricota defumada ralada e experimente, pois algumas pessoas dispensam o sal e a pimenta.
Faça os pastéis e leve para assar por uns 20 minutos em assadeira untada e enfarinhada. É um delicioso acompanhamento para um Curry de legumes.

2. Curry de legumes

Curry significa mistura. Neste caso estamos falando de uma espécie de sopa, que normalmente é acompanhada de arroz branco, e uma série de chutneys que são molhos agridoces muito temperados. É muito interessante ver os indianos se deliciando comendo esse caldo com arroz amassado nas mãos e um pão assado sem fermento conhecido como nan. Apesar de usarem as mãos é tudo muito limpo. Sempre falo para meus amigos que a viagem para Índia é uma grande abertura nos nossos conceitos e idéias. Como todas as outras receitas, a que passo a seguir é uma adaptação ao nosso paladar.

500 gamas de lentilha
2 cenouras grandes fatiadas
1 batata grande picada
½ couve flor separada em gomos
1 xícara de salsinha picada
½ xícara de coentro fresco picado
½ xícara de gengibre fresco picado miudinho
Curry de temperos:
1 colher de sopa de açafrão
½ colher de sobremesa de cominho em pó
½ colher de sobremesa cravo em pó
½ colher de sobremesa de canela em pó
Refogar o gengibre picado em ½ xícara de óleo ou azeite, em seguida colocar o curry de temperos para refogar a cenoura, a batata, e a couve flor em gomos, e a lentilha. Deixe cozinhar levemente com água fervendo até cobrir os legumes, deixe o caldo apurar. Se necessário acrescente sal e pimenta à gosto. Somente na hora de servir acrescente a salsinha e o coentro. Você pode fazer este mesmo caldo acompanhado com os legumes que tiver na geladeira, é uma ótima pedida para um jantar tipicamente indiano.


E você deve estar se perguntando: E os doces?
Bem, amigo leitor, os doces são por sua conta....

Um beijo de amor e luz da MS
Se quiser saber mais sobre este evento viaje neste blog. Em 2010 postei outras deliciosas receitas.


E não esqueça de marcar na sua agenda a Palestra Gratuita, com direito a sessão de perguntas e respostas e vivência sobre Vidas Passadas na próxima terça feira dia 25 de outubro as 20:00.

Um comentário :

  1. Comemorei com muitas flores, orações e comida o dia de ontem. Obrigada pelas dicas MS!
    bjão no seu coração.
    A propósito o que irá acontecer ao certo depois da data de amanhã 28/10?

    ResponderExcluir