domingo, 23 de dezembro de 2012

Então é Natal!

Fabio rendido nas vestes de Papai Noel

Todo ano quando chega esta época, apesar de todos os compromissos e demais loucuras de final de ano, sou tomada de um desejo feliz de preparar o Natal. É um sentimento que nem tem muita explicação. Aliás já faz algum tempo que deixei de tentar explicar porque sinto o que sinto. Apenas sinto e pronto.
Adoro Natal.
Alpha Lux enfeitada
Sei que é uma data linda, mas associada ao consumo. 
Que muita gente se perde em ilusões, que outras pessoas se sentem tristes por aquilo que não tem, e pelas pesadas reflexões que fazem sobre o ano que está terminando. Mas isso tudo não diminui para mim a esperança do momento. Imagino que mesmo para as pessoas que não ligam muito para o lado espiritual, que sinto ser fundamental, acabam gostando de olhar uma árvore, e talvez até se encantem com os enfeites.

Paola com 5 anos
Sinto que este momento vem carregado com lembranças misturadas de um passado triste e alegre, que termina por dar graça a vida, que é feita dessa somatória. São lições que tem muito a nos ensinar.  
Cada momento trás aprendizados, até o pinheiro natural, que há alguns anos resolvi que seria substituído por uma árvore de mentira, quando me tornei ecologica demais, para ver morrer seco aquele pequeno arbusto comprado com tanto carinho, e levar junto com seus galhos sem vida a esperança de poder plantá-lo no jardim em janeiro. Confesso que por mais cuidado que tivesse tido, nunca consegui cultivá-lo. 
Parece que até a arvorezinha estava me ensinando o desapego, e a sabedoria de viver a alegria do momento, sem querer que dure para sempre.
Amigos preparando Natal Solidário
O pinheirinho na casa da gente deixa a casa mais linda, e não é apenas pelos enfeites, nem pelo pisca pisca chato, que todo ano queima, e sempre compro novo pensando no ridículo do consumo. 
Penso que a beleza da árvore vem da esperança de um mundo mais feliz, com pessoas mais alegres. E mesmo em anos em que a vida familiar não estava muito bem, lembro que bastava montar a árvore que algo mudava dentro de mim, e naturalmente se expandia no ambiente.

Fui descobrindo que através dessa historia de montar a árvore, combinar a ceia de Natal, ia reescrevendo memórias, e experimentando receitas novas para me manter esperançosa, pois nem sempre tudo foi feliz. 
Quando pego minha caixa com os enfeites mexo em lembranças, recordo da minha mãe catando pinhas perto da estrada, em Itararé, minha cidade Natal. 
Lembro ter ficado horas juntando retalhos coloridos fazendo enfeites para uma arvore pequena, ainda sem historia, quando Heloiza minha filha mais velha nasceu. 
Lembro do cheiro de tempero da casa da minha avó, e da arvore com bolas de cristal que se espatifavam no chão quando caiam. Lembro da minha tia enfeitar galhos secos, com muito bom gosto, soltando sua veia artística.

Paola amparando Julia e Belinha
Natal para mim, não é uma festa para uma família perfeita, nem apenas um punhado de memórias iluminadas, Natal é um momento de encontro, de renovação da esperança, e às vezes de acertos, e até de resgates familiares. 
Por isso, todos os anos faço questão de preparar comidas especiais, arrumar a árvore com carinho no desejo que haja harmonia neste convívio.
Presentes, atualmente gosto de dar para crianças carentes, pois perdeu o sentido oferecer para amigos que já tem tudo, ou podem comprar aquilo que desejam. 

Hoje o presente de Natal tem um significado maior. 
Até me acostumei passar calor num domingo antes do dia 25 de dezembro, juntando amigos e entregando presentes para crianças carentes.
O sorriso delas junto com as minhas esperanças, e o sentimento de alegria de todos os amigos que preparam com carinho o evento, embalam meu coração e desfazem barreiras que penso não devem existir.
Festa de Natal no Grajaú
Acredito que quando desejamos felicidade, fartura, amor, não há como dissociar o que é bom para mim, ou para minha família, do que é bom para os outros. Somente seremos felizes de verdade quando nossos mundos forem menos distantes.

Sinto que as raízes invisíveis do Natal devam se aprofundar cada vez mais dentro de nós, pois quando esse mundo de amor que alimenta nossa alma acender as luzes do Natal, a humanidade que nós pertencemos, será mais justa e feliz. Por isso amigo leitor, faça seu Natal ser lindo. Deixe seu coração ficar pleno de amor.
Já vi muitos milagres, já vi gente mudar de vida quando incorporou em seus hábitos uma postura mais tranquila, mais calma, menos exigente com os outros. Se conseguirmos tolerar melhor as coisas perdidas de nossos semelhantes com certeza seremos muito mais felizes.

Faça o Natal se estender na sua vida. Permita mostrar um sorriso amplo no seu rosto, e releve aquilo que não está muito bom. Porque só você poderá viver a sua vida, e escolher ser feliz mesmo quando as coisas a sua volta não estão assim tão favoráveis.
A vida é sua e há em você um enorme poder em fazer brilhar a luz do seu Cristo interno.
Feliz Natal!
Diogo Guedes feliz de Papai Noel

Estamos em férias em Alpha Lux nas próximas semanas, voltamos dia 14 de Janeiro, mas estarei postando aqui no blog algumas novidades como rituais para entrada do ano novo, banhos especiais, e uma receita inteira para uma deliciosa ceia vegetariana. Acompanhe, pois estou aqui compartilhando com você meu carinho e amor.
Tudo de bom!

Maria Silvia

2 comentários :

  1. Bem bonito mãe, um texto que fala do verdadeiro sentido do Natal.Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir