terça-feira, 10 de setembro de 2013

Quebra do Ego!






Ego quebrado, coração partido, sentimento de fracasso, quem nunca viveu algo assim?
Desconheço.
Difícil enfrentar certas situações, viver desilusões, mas é a vida.
Depois de um lindo ritual para Ganesha no último domingo, que reuniu muita gente em Alpha Lux pedindo abertura de caminhos, me veio este insight para escrever este post.


O grande pedido do encontro foi a abertura de caminhos. Para tanto há um ritual ancestral da quebra do coco, uma representação simbólica do processo de transformação, quando rompemos com a casca dura, grossa, acessamos o interior branco, doce, suave.
Assim somos nós. 
Exteriormente pessoas fortes, as vezes rudes, com todas as imperfeições humanas, porém com o interior suave, cheio de amor, gentilezas. 
Compreendemos que para alcançar esse lindo estado do nosso ser, precisamos quebrar o ego.
Mas o que significa quebrar o ego?



O que esperamos dessa abertura de caminhos? Que nossos sonhos dêem certo, e que a gente fique feliz?
Que nossos relacionamentos se arrumem lindamente?
Que consigamos conquistar aquele emprego sonhado?


Normalmente aquilo que sonhamos, que desejamos, e pedimos a Deus é lindo. É o melhor que conseguimos conceber. Mas será uma visão real? Algo que pode realmente acontecer?
Gente, tenho que confessar que algumas coisas são difíceis de entender. Na verdade a gente entende racionalmente, por que temos inteligência para tanto, mas não sentimos no coração. Queremos sentir, entender, aceitar, mas quase sempre, não temos luz para isso.
São essas as limitações do ego. Por que é o ego que quer resolver tudo do seu jeito.
É o ego que deseja comandar a vida, que deseja fazer as coisas darem certo, e não aceita a quebra, a ruptura, e abertura para o novo.
O ego quer o controle, a segurança.
E temos que aceitar que tem coisas que nós queremos, mas que não vão mesmo acontecer.
Quebrar os obstaculos, significa quebrar o ego, e saber lidar com tudo aquilo que dá errado, sem raiva, sem revolta, sem brigar, nem deprimir ou se fechar.


Queremos ser lindos, sempre sorrir, sem sofrer, passando nossos dias com a vida encaminhada. Mas qual nossa real abertura para abrir mão de certos desejos para obter esses sonhos?
Qual a nossa capacidade de fazer sacrifícios.  Digo sacrifícios para o bem de todos. Porque sofrer para alcançar alguma coisa, se impondo limites, não é algo para o bem de todos, muitas vezes acaba sendo apenas uma afirmação da nossa vontade. 
Queremos o omelete, sem quebrar os ovos...
Querido leitor, a vida dá trabalho. 
A gente tem que o tempo todo ficar tomando conta. E não é apenas para conduzir o resultado dos nossos sonhos, por que isso pode ser puro egoísmo, e não verdadeiro cuidado, ou evolução espiritual. Quantas vezes queremos apenas cuidar para que alcancemos os nossos intentos, sem nem olhar para o lado, sem enxergar as pessoas à nossa volta. Ou vendo as coisas, mas passando por cima dos outros, querendo comandar?
E é claro que quando estamos agindo dessa forma, não seremos felizes. Por que o tempo todo enfrentamos desencontros, e precisamos respeitar a vontade e personalidade dos outros.


Relacionamentos são sempre karmicos, mas também são de amor.
Assim vamos compreender que abrir caminhos, pode significar ter que abrir mão de coisas que desejamos dominar, conduzir.
Que Ganesha traga muita humildade para todos nós. Por que somente com muita paz no coração e aceitação é que seremos felizes.
Quanto a quebra do ego, o que posso sugerir, é ter coragem de olhar para nós mesmos, e aprender com nossos erros.
Às vezes a melhor atitude é dar um passo atras, e deixar de agir, de tentar fazer as coisas darem certo.
Há muita sabedoria em aceitar derrotas.
Há muita força em observar a vida.
Que as bençaos de Ganesha, se derramem sobre nós trazendo sabedoria e a lucidez!

Jaya Ganesha!

Quarta-feira no grupo de meditação, exercício especial em sintonia com a vibração de Ganesha!
Valor mensal R$120,00 Avulso R$50,00

MS

12 comentários :

  1. É verdade......
    estou aceitando mais...sem guerras e fazendo a minha parte! De outro jeito....e lendo os sinais!
    Daqui a pouquinho a resposta chega, pois me convenci definitivamente que sem a intuição o que decidimos não é exatamente o caminho!
    Quebra do Ego, me lembra Shiva...e ele sempre está comigo! Hoje estou ouvindo "Shiva Shambo".
    A desconstrução é difícil, as vezes fico presa nisso. Construir e desconstruir!
    Namastê

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto... levar na alma e nas atitudes os ensinamentos que nos chegam sempre:
    "Às vezes a melhor atitude é dar um passo atras, e deixar de agir, de tentar fazer as coisas darem certo.
    Há muita sabedoria em aceitar derrotas.
    Há muita força em observar a vida."

    Namastê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris,

      Esse passo atrás não é o passo da derrota, mas da reflexão.

      Vamos na luz,

      MS

      Excluir
  3. Pelas fotos, o Alpha Luz parece um pedacinho do paraíso. Energia boa e pessoas do bem, querendo evoluir, aprender. Show!
    Hoje estou um pouco desiludida com algumas pessoas. Espero que as pessoas estejam nesta 'vibe' de luz e quando 'sinto' com os olhos da alma, uma energia pesada, vindo em minha direção, me deixo abater e minha vibração cai, fico triste. Gostei muito deste texto: "saber lidar com as frustrações e desilusões, sem sentir raiva, tristeza ou se fechar, é difícil, mas é a vida."
    LUZ LUZ LUZ a todos
    PAZ PAZ PAZ a todos
    Amor Amor Amor a todos
    Aceitação Aceitação Aceitação a todos
    Saúde Saúde Saúde a todos.
    Tudo de bom, Bjs, Tati Fpolis

    ResponderExcluir
  4. Maria Silvia, o ritual no domingo foi maravilhoso. Refletindo sobre este post, fiquei pensando se realmente é possível quebrar o “ego”. Acredito que seja mais uma força de expressão... Na verdade, acho que é possível dominar o “ego”, como dizem os mestres, dominar as vontades inferiores. Penso até que o ego (nosso vilão), tem funções muito construtivas, na medida que o ego de certa maneira nos ajuda a filtrar algumas coisas e m certos momentos, nos enche de força para superar situações difíceis. Você comenta a respeito de aceitarmos algumas derrotas; particularmente para mim, as derrotas amorosas são e foram as mais duras de aceitar, porém, as que me trouxeram mais aprendizados e me fazem refletir e hoje falar:” Nossa! Como eu fui capaz de fazer aquilo comigo”. Como sabe, recentemente passei por uma. Penso também, que muitas vezes não sabemos desejar as coisas e nos perdemos num emaranhado de desejos; a vida da trabalho sim! Complementaria com uma frase do Pde. Fabio: ”da trabalho ser quem agente é”. E esse trabalho está justamente em dominar/lapidar nosso ego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme,

      Você é mesmo uma pessoa de mente aberta!
      Umbanda, Padre Fabio, Fraternidade Branca, Ganesha...
      Somos todos um...

      Beijo da MS

      Excluir
  5. Mais uma vez lindo texto. E quando vc coloca: "...algumas coisas são difíceis de entender. a gente entende racionalmente, por que temos inteligência para tanto, mas não sentimos no coração. Queremos sentir, entender, aceitar, mas quase sempre, não temos luz para isso." Traduz muito o sentimento com algumas situacoes da vida. Sim, ja lemos bastante e sabemos que nao somos vitimas e que o mal serve ao bem,mas quao dificil 'e sentir isso no coracao. Quanta dor, quanta magoa. Dai vc diz q nao temos luz pra isso, pra sentir a verdade do entendimento. Entao acho que antes de pedir que nossos desejos sejam atendidos, precisamos pedir para aceitarmos de coracaos todas as situacoes que nos sao impostas. Luz para lapidar nosso ego. Namaste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa a gente tem sempre a impressão que nosso problema é o maior do mundo. Mas minha amiga tem tanta gente, e tanta história por ai.

      Vamos na luz querida.
      Coragem,

      MS

      Excluir
  6. Querida Maria Silvia,


    Linda a sua mensagem! A festa de domingo deve ter sido iluminada!

    Abraços
    Silvana

    ResponderExcluir
  7. Que Ganesha nos abençoe!

    Beijos KElem

    ResponderExcluir