sábado, 22 de fevereiro de 2014

Criando o destino



Você já reparou que estamos sempre construindo nosso destino?
Sei que muita gente quando escuta algo como "construir o destino", imagina momentos especiais, como o nascimento de uma criança, ou um casamento, ou mesmo um jantar com alguém especial. Ok tudo isso é mesmo muito legal, e importante, mas quero dizer que construímos o destino todos os dias, em todos os momentos, até mesmo naquelas horas chatas que temos apenas que ir ao banco, ou cozinhar para a família, ir ao supermercado, sem curtir o momento, apenas cumprindo obrigações na correria do dia à dia.



Mas é aí que o destino se faz, quando estamos com amigos, com a família, trabalhando, e até mesmo sozinhos pensando...
E como a gente pensa!
Pensamos até quando imaginamos que não estamos pensando. (Risos)
Meditar parece até brincadeira para algumas pessoas, brincadeira difícil, porque fechar os olhos um pouquinho todo mundo consegue, mas meditar....
Isso já é bem mais difícil, por que exige que você esteja presente, entregando seus pensamentos, abrindo mão de alimentar as milhares de idéias que surgem pedindo atenção e respostas urgentes.


Uma vez um mentor trouxe uma mensagem muito simples e muito importante para uma cliente que estava vivendo uma situação de muitos conflitos.
Era uma mulher de trinta e cinco anos e bem infeliz com a careira, com os relacionamentos falidos, e sem muita expectativa para si mesma. Na verdade nem posso afirmar que era tudo assim infeliz, ou se era a percepção que ela tinha de si mesma. O que faz toda a diferença, mas que não faz a mudança quando estamos presos as nossas idéias.
Ela queria ser feliz, mas o tempo toda era atormentada pelos pensamentos de auto critica, e de lembranças ruins.
Na sessão de vidas passadas descobrimos que ela tinha vivido numa fazendo com escravos, e que mesmo sendo filha do dono da propriedade se sentia presa, sem ter direito a escolher os seus caminhos.


Casou cedo com um marido escolhido pela família, como era costume na época, e acabou caindo num jeito de viver muito parecido com a vida que teve na casa dos seus pais.
Regras e mais regras tomavam conta da vida da moça que queria ser livre!
Mas como ser livre num ambiente tão restritivo.
Naquela existência ela cumpriu todas as regras, casou, teve filhos, foi dona de casa, mãe, mas e o que mais? O que ela poderia desejar?
Na verdade muito pouco, por que quase todas mulheres daquela época viviam daquela forma, sem escolhas. A escolha era ser feliz dentro dos limites da vida, olhando o lado bom, enxergando as coisas boas a sua volta. Mas Ellen não conseguiu ver nada disso. Era uma mulher silenciosa, porém revoltada. O barulho interior era grande, assim como ela disse ser também nesta vida.


Como manter a mente silenciosa?
Como não querer as coisas?
Como não reclamar?
Assim que terminamos a sessão de vidas passadas Ellen me bombardeou com essas perguntas. Vi o desejo legítimo dela se resolver. Ela queria mesmo ficar mais leve e mais feliz.
Expliquei que era importante diminuir a auto cobrança, deixar de se exigir tanto, por que sendo assim, ela estava sobrecarregando as emoções e os pensamentos.
Disse para deixar as coisas acontecerem, sem tentar controlar tudo à sua volta. Por que simplesmente não temos o controle de tudo.
Precisamos começar entender que é muito bom aceitar a vida como ela é!


E como ensinam os mentores:
" Você pode escolher o que pensar..."
Sinto que nós precisamos aprender fazer isso. 
Precisamos dizer para nós mesmos que precisamos descansar, ficar em silêncio, deixar a vida fluir, dar tempo ao tempo. Por que quanto mais desejamos controlar a vida e acertar os resultados, mais altos são os riscos de errar.
Como Ellen tinha trazido muita revolta daquela existência, de alguma forma, mas o sem desejar racionalmente, ela semeava descontentamento a sua volta. 
Costumava reclamar das pessoas, do transito, do calor, do frio, de tudo!
E com isso sua caminhada era bem pesada.
Como mudar?



Tentar olhar as coisas de um outro ângulo, tentar silenciar...
Tenho observado que quanto mais queremos ter controle, mais difícil se torna a vida. As vezes apenas um bom momento de paz, de tranquilidade nos ajuda mudar tudo. Então amigo leitor invista na sua prática pessoal, na meditação, no auto conhecimento e associe a tudo isso uma boa dieta, alguns exercícios, e o resultado geral com certeza será uma qualidade de vida melhor. 
Lembrando sempre que precisamos investir naquilo que sabemos ser bom. 
Coragem e determinação, e muita luz para você.

Beijo da MS

Aproveito para convidar para a cerimonia de bajhans, mantras e orações cantados ao vivo que faremos amanhã, domingo dia 23 de fevereiro em Alpha Lux.
O evento é gratuito, começa às 18:00 e segue até às 20:30hs
Não esqueça de trazer sua doação de alimentos que oferecemos aos carentes.
Rua Cotoxó 634 - Perdizes

13 comentários :

  1. Realmente, devemos deixar de querer ter o controle de tudo, pois SIMPLESMENTE não o temos, por mais que pareça o contrário.... E sim, podemos escolher o que pensar. Quando aquele pensamento de crítica, de reclamação ou de medo vier, acho que temos que mandar luz para ele e começar a pensar coisas boas ou simplesmente cantar um mantra, qualquer coisa para sair da vibração baixa. Nos mantermos em alta vibração é um trabalho diário de formiguinha....e por isso frequentar os grupos é tão importante, porque nos dá mais força e coragem para fazer o trabalho da formiguinha....Paz e Luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Vanessa,
      O trabalho de formiguinha com certeza rende muitos resultados.
      Vamos na luz.

      MS

      Excluir
  2. Mais do que criar um destino, penso que aceitar este destino seja, a chave para uma vida mais harmoniosa; até porque muitas vezes não criamos as situações, elas simplesmente apresentam-se para nós. Por isso é que devemos escolher nossos pensamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Guilherme,

      Concordo com você, aceitar e honrar o nosso destino.
      Existe muita luz na nossa vida, o problema é que muitas vezes a gente foca no sofrimento.
      Vamos na luz.

      MS

      Excluir
  3. Que paisagem linda daquela casa na montanha! Privilégio.
    Muito bom artigo. Se estou feliz, aceito as situações/pessoas muito mais facilmente.
    Estar em paz, feliz, vibrando amor, como é boa esta sintonia.
    Obrigada MS por me ajudar a ser melhor... Beijuuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de ler, "não tente entender o outro. Este não é o caminho. Tente entender você." Osho. bjs.

      Excluir
    2. curti seu comentário tati. Nesse ponto, cuidar de nós não é egoísmo, e sim amar a nós mesmos para podermos amar os outros incondicionalmente, sem nada em troca, coisas do nosso Ego.

      Excluir
    3. Oi Fábio. Tudo começa pela gente mesmo.
      Este blog nos ajuda muito, né? Luz pra nós.

      Excluir
    4. Queridos Tati e Fabio,
      A casa na montanha é linda mesmo. Me encantou.
      Quanto a entender o caminho do outro... Acho que estamos sempre tentando, afinal a gente vive numa sociedade. O que não podemos é ficar olhando mais a vida dos que estão por perto do que nossa própria vida.

      Beijos da MS

      Excluir
  4. Querida Maria Silvia tenho buscado ouvir mais e falar menos. Impulsiva por natureza, este tem sido meu aprendizado em 2014. E tem dado certo: tenho me mantido longe de problemas e situações polêmicas. A meditação e a oração tem ajudado muito. A mudança física também tem acontecido; tenho mais disposição e alegria para as coisas do dia-a-dia. Enfim... é a Vida ensinando e eu gostando de aprender! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcella,
      Fico muito feliz com seu retorno.
      Que bom que este blog ajuda na mudança dos pensamentos, e até na forma de agir. Trago tudo isso de um intenso desejo de me tornar uma pessoa melhor. Adoro compartilhar com vocês.

      Beijos

      MS

      Excluir
  5. Querida Maria Silvia, adorei esse texto!!!
    Basicamente, o que mais fez sentido foi a exortação para a leveza, para o reconhecimento de que "simplesmente" não podemos controlar as coisas...Esse é o meu exercício de vida!
    Grata por vc existir e tornar tão rica a minha existência!
    Bjs com carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Fran,

      Fico muito feliz em ajudar.
      Todos nós precisamos dessa leveza em tudo.
      Acho que a gente cansa de lutar. As vezes a coisa mais bem vinda é um colo.

      Beijos e muita luz,

      MS

      Excluir