quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dias Frios e Depressão?

             Acho que somos seres solares...

Não me imagino morando num outro pais. Adoro o Brasil.
Adoro o sol. Sinto que o sol ilumina também nossa emoção.

            Você já reparou que quando o dia está nublado parece que nós também ficamos reflexivos, nos aprofundamos em nossos pensamentos e até ficamos sem vontade de sair de casa?
           
A luz sempre exerce força na nossa vida.
A luz diz tudo. Direciona nossa existência, coloca foco em nossos objetivos,  mostra o caminho na hora da morte..
Ninguém caminha feliz no escuro.
           
Mas acho que não deveríamos ser assim tão dependentes do dia ensolarado para nos sentirmos bem, porque de nada adianta o sol brilhando lá fora, se nossos sentimentos estão sombrios. E é por isso que precisamos ficar atentos ao tipo de pensamento, de vibração que estamos acolhendo dentro de nós.
            Cara fechada não melhora nada.
            Os mestres ensinam que estamos encarnados justamente para aprender com as lições da vida, e esse aprendizado é emocional.
São as nossas emoções que precisam ser iluminadas.
            A escuridão, os dias nublados estão dentro de nós.
            Vamos mudar isso?
           
            A depressão tem muitas causas, mas normalmente nasce de uma incapacidade de lidar com problemas e situações da vida. Tem nuances, espirituais, vibracionais, e pode arruinar a vida das pessoas.
Você gostaria que aprofundássemos um pouco mais este assunto?
            Já teve depressão ? Como se tratou? Conhece algum tratamento mágico???

Se você tem sua receita compartilhe... Com certeza tem gente lendo esse texto que pode se beneficiar com sua experiência.

Um beijo a todos e um lindo dia de sol interior...

Maria Silvia

6 comentários :

  1. Maria Silvia,

    O assunto desse artigo não poderia ser mais pertinente...olha dizem que depressão é o mau do século...
    Pois bem, eu fui diagnosticada oficialmente desde 1999. Fazem 08 anos que tomo medicações, hoje uso um antidepressivo e um ansiolítico em dosagens muito baixas...Mas percebo que tenho isso desde a infância...só que não tinha nome para isso...Já tentei de tudo, terapias convencionais, regressão, florais, reiki, medicação, meditação, de tudo...tudo ajuda, mas não resolve o problema por completo, atendimento apométrico, fiquei 05 anos estudando em um centro espírita.
    A depressão ao contrário do que muitas pessoas pensam se caracteriza muito mais por baixa de energia, do que por tristeza...Não é tristeza...é uma falta de sentido na vida. E digo isso porque estudei muito sobre o assunto, no intuito de buscar uma cura. Tem dias que não tenho forças para lavar louça, tem que se fazer um esforço enorme para sair da cama e até mesmo atividades básicas. Só consigo manter minha rotina no trabalho devido as medicações. Os médicos me dizem que isso é químico, que tenho um distúrbio quimico no meu organismo...eu prefiro pensar que esse disturbio existe porque existe uma pré-disposição genética, mas também muito mais por nossas crenças, valores, forma mesmo de encarrar a vida, nossa formação familiar, aquilo que acreditamos...etc...Por isso a terapia, mas aí vai um longo processo...
    Acho que a soma de não saber lidar com situações da vida, estresse e etc, acabam gerando um desgaste emocional e com isso entra também a espiritualidade...daí irmãos sem luz se aproximam a gente dá brecha e assim segue o ciclo vicioso...
    Muitas pessoas me dizem que é mediunidade não trabalhada e desenvolvida...vai saber...realmente não consigo embora depois de tanto tempo ter as respostas...
    O que tenho feito atualmente é tentar mudar minha maneira de ver as coisas, mudando um pouco meus valores e assim vou tentar um "desmame" da medicação junto com acompanhamento médico.
    Além de ter entregado para Deus e ter orado muito para Ele me ajudar a superar isso...Entreguei para ele, pois chegou em um ponto que não via mais alternativas para resolver...
    Agora sei que não estou só, minha fé está fortalecida, sei que passarei por um perído de "abstinência" e que não será fácil, afinal são 08 anos com remédios, mas sei que vou superar, justamente porque não estou só.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Compactuo com você neste texto, Maria Silvia, também me sinto mais reflexa nestes dias de frio. Chego a me sentir um pouco depressiva. Adoro o sol, seu calor e o brilho que ele reluz na minha alma quando toca meu rosto. Mas o frio externo não congela a alma que está aquecida e fortalecida no amor e na fraternidade (principalmente o amor e a fraternidade consigo mesma)

    Um beijo...

    ResponderExcluir
  3. Eu moro no Rio Grande do Sul e o inverno aqui é de lascar...
    Quando era criança, gostava do frio e dos dias de chuva para ir a escola, porque tinha aquelas botas de chuva e era divertido pisar nas poças de água.
    De uns tempos para cá o inverno tá perdendo a graça...adoro os dias mais quentes e mesmo no inverno quando o sol aparece da outro astral para o dia.
    Na ciência essa "depressão" em dias frios se chama "depressão sazonal" e é preciso estar atendo porque existem pessoas que tem depressão sazonal e não percebem...
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Se seguirmos o ciclo das quatro estações do ano temos, inverno quer dizer recolhimento, ficar quietinho, interiorização(não depressão), recarregar nossas energias,...-a primavera, o despertar para a vida,- o verão, expansão, alegria, -outono preparação para o inverno.
    Sou espírita, acredito que a depressão começa muito sutil com pensamentos e sentimentos negativos ligados a baixa energia (como no primeiro comentário).
    O que fazer para melhorar sua energia e seus pensamentos?
    Graças a Deus nunca tive depressão profunda mas já me peguei algumas vezes com pensamentos negativos e percebendo isso mudei o foco rapidamente.
    GRATIDÃO,ACEITAÇÃO por tudo que você é (já observou seu corpo, me máquina maravilhosa)(suas qualidades), por tudo que tem.
    ALEGRIA (ria inclusive de você mesmo)
    Ter a certeza SOU FILHO DE DEUS.
    RESPONSABILIZE-SE pelos seus atos. SUA VIDA ´E AQUILO QUE MENTALIZAR CONSTANTEMENTE, portanto, SUA VIDA, depende de você.

    PAZ E HARMONIA A TODOS.

    ResponderExcluir
  5. Olá....
    Eu também estou em tratamento para depressão. Meu psiquiatra diz que estou curada, que na verdade a tristeza que sinto agora é da minha personalidade e não um quadro depressivo em si. Mas numa coisa ele tem razão, assim como o Anonimo disse: a depressão é basicamente uma falta de sentido na vida. E por não ter um sentido na vida, as dificuldades focam cada vez mais dificeis de serem enfrentadas.
    Eu fiz varios tratamentos, inclusive um novo de estimulação eletromagnetica. Mas o tratamento mais eficaz se faz no dia a dia. É tentar se acjar no mundo e responder a seguinte pergunta: o que eu quero da minha vida? e todos os dias manter o foco nisto, no que se decidiu. É dificil, pois a gente acaba dependente da aprovação dos outros e a cada decepção ha uma queda e tudo desmorona.
    Acho que ao contrario da maioria das pessoas, eu me sinto melhor psicologicamante no inverno: eu durmo melhor, penso melhor.... Vivo melhor quando esta frio.

    ResponderExcluir