quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Medo de errar? Busque superar.


            Semana passada minha amiga Patrícia Rosa, que é empreiteira completando a reforma do meu apartamento veio escolher a cor de tinta do quarto da minha filha Paola de 9 anos. Como a Patrícia é uma pessoa muito cuidadosa combinou comigo que sairia para escolher a cor da parede com a dona do quarto.
            Tudo aconteceu tão rápido que quando elas voltaram nem entendi direito. Será que a loja estava fechada???
            Não. Ao contrário a tinta já estava escolhida e logo pela manhã o quarto já estava sendo pintado. Tudo isso porque Paola não teve dúvidas. A Patrícia me contou que assim que ela olhou a palheta com mil cores de tinta ela simplesmente focou a atenção e escolheu.   
            __ “Impressionante como sua filha não teve medo de errar!” Disse minha amiga sorrindo. Ouvi calada pensando que nunca fui assim, nem sou assim. Sempre que me deparo com uma escolha mil ideias surgem na minha mente, às vezes me sinto insegura com medo de errar. E foi dai que surgiu minha questão:
Porque ter medo de errar?
De onde vem essa insegurança?
Porque querer fazer tudo perfeito?
Já aprendi que querer fazer tudo perfeito é sinal de orgulho, mas entendo que se trata de um orgulho escondido, porque ninguém se sente maravilhoso, acima do erro. Ao contrário as pessoas com medo de errar normalmente se sentem pequenas, angustiadas ou pouco preparadas. E com isso querem acertar tudo para não receber críticas. Falta amor, falta autoestima para dar a si mesmo a oportunidade de refazer escolhas, caso tenha dado errado.
Analisando tudo isso fiquei pensando que as crianças de hoje são diferentes de nós. Hoje elas se dão o direito de fazer as coisas, se dão o direito de dar palpites, de seguir suas intenções e de manifestar sua individualidade. Até  de uma forma excessiva exigindo que nós pais coloquemos o tempo todo limites.
Filho não vem com manual de instruções. Nem nós...
A gente vai aprendendo. Por isso acho de vital importância o trabalho de auto conhecimento, não só nas horas em que tudo fica confuso, mas para desenvolver uma capacidade maior de análise da vida.
Penso que a vivência espiritual nos oferece a chance de ver a vida com mais clareza. Quando nos conhecemos aprendemos a nos direcionar com mais luz, com mais amor.
Os mestres ensinam que podemos errar, podemos refazer nossos caminhos, voltar atrás, pedir perdão, se perdoar.
Espero que a geração da Paola venha não apenas com a impetuosidade de fazer suas escolhas sem medo de errar, mas também com a capacidade de voltar atrás e refazer caminhos enfrentando com luz o fracasso.
Autoestima abre nossas fronteiras.
Quando nos amamos criamos coragem de fazer as coisas. Superamos o medo de errar, e nos aventuramos por novas experiências. E isso é fundamental para uma vida mais leve e mais feliz.
Desejo a você um mundo de muita cor, de muita luz e de muita coragem.

Aproveite a oportunidade de superar seus medos, de vencer seus limites. Precisamos dessa força da fé que Arcanjo Miguel nos trás para uma vida sem tantos medos com fronteiras mais expandidas.

Um beijo a todos,
Maria Silvia P Orlovas

3 comentários :

  1. erro, eu sei, todos os dias, e ainda mais, em consciência

    muitas vezes, sem forças, porque mesmo que as procure não encontro o seu caminho ..

    obrigada pela sua luz

    grande a senti

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Olá,Maria Silvia,tudo bem?

    Me identifiquei com esse texto que fala sobre o orgulho,pois um médium espírita me disse,por conta da decisão de me separar de meu marido que estava sendo orgulhosa!
    E gostaria muito que esclarecesse para mim,o que devo fazer para me libertar desse sentimento,já que sempre fui muito cobrada por minha mãe e continuo repetindo o mesmo processo,sou insegura e tenho muito medo da crítica,e sinto muito dor no meu íntimo.
    Grande abraço,M.Silvia!

    ResponderExcluir
  3. Sou muito parecida com sua menina. Com isso tive sucessos mas, tive também fracassos. Aprendi que é preciso voltar atrás, desculpar-me mas sem dixar de culpar-me. Assim vou indo ... em busca do equilíbrio.

    Grata pelos ensinamentos

    Clélia

    ResponderExcluir