quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Perdão com atitude!



Nesses últimos tempos trabalhando na sintonia do perdão tenho observado muitas coisas, desde reação das pessoas, até mudanças inesperadas nas situações de vida. Tudo muito interessante, e resolvi compartilhar com vocês esta experiência, pois posso falar por mim e por minha prática, e posso falar de outras pessoas que gentilmente ofereceram suas constatações para pesquisa.
A principio percebo que muita gente tem resistência ao perdão. Não porque sejam pessoas ruins, nem porque não queiram perdoar de verdade, mas simplesmente porque estão muito sofridas, magoadas e no fundo tem um sentimento de vingança, de não querer nem pensar na outra pessoa. O que é totalmente compreensível, porque perdoar alguém que lhe fez um grande mal não é nada fácil. Aliás é bem difícil, ainda mais complicado quando este mal é recente ou muito marcante.

Percebi inclusive que mesmo que esta negatividade venha de um passado distante, como algo da infância, normalmente as pessoas guardam a mágoa porque acham que não mereciam enfrentar tudo o que viveram, e mesmo quando algumas dessas pessoas entendem que em vidas passadas tiveram comportamentos e atitudes muito ruins que semearam esses acontecimentos nesta vida, poucos se entregam de verdade para esta idéia. Parece que ninguém aceita o aprendizado oferecido pela reencarnação nesta hora. Como se pouco ou nenhum significado tenha ter magoado alguém, desprezado, traído ou até matado alguém em outra vida. Como se o nascimento desta existência tivesse de fato zerado todas as outras histórias.
Mas não é assim. Somos de fato um espírito aprendendo, se soltando, evoluindo em cada existência, e por isso faz todo sentido alguém nascer cego, defeituoso, doente nesta vida, ou mesmo alguém trabalhar de forma incansável e não conseguir guardar dinheiro... Enfim todas dores tem o seu porquê.
Como os mestres são profundamente compreensivos, e amorosos, nem sempre precisamos saber o porquê do sofrimento. Podemos caminhar sem essas revelações, desde que cultivemos um coração mais manso, e que aceitemos os fatos da vida. Aceitemos que de alguma forma um dia interagimos com a dor e provocamos o mal.
Assim amigo leitor, o primeiro passo para o perdão é aceitação de que provocamos a dor em algum momento, e justamente por isso temos um poder frente a este desafio.
Segundo passo que vem anexado ao primeiro, é caminhar, é vencer dentro de si mesmo a resistência ao perdão. Vamos a um exemplo: digamos que você tenha um problema sério para perdoar com seu pai, ou com sua mãe ou mesmo com ambos. Ok... Isso é um fato, e é difícil, mas não impossível se você quiser de verdade. Mas vai depender de você. Porque muitas vezes o outro não tem nenhuma consciência do que fez, e mesmo que você cobre dele um mínimo de compreensão, pode ser que jamais, ou pelo menos nunca nesta vida esta pessoa vá compreender o seu ponto de vista, e não devemos esperar que ninguém mude para nos agradar. Cada um é como é. 

De novo aqui nos deparamos com o primeiro passo do perdão: Aceitação! Mas nós queremos caminhar, não é? Então vamos buscar não nos identificar totalmente com a questão. O que significa deixar de se colocar na situação de vitima, porque a vitima é algo terrível, estanque, doente, e negativo. E você no seu caminho de descoberta da ascensão, jamais deve cultivar esses hábitos negativos. E mesmo que não consiga se livrar do vitimismo, o fato de ter alguma noção de que essa postura é negativa, já fará diferença na sua conduta.
Afastar-se do pivô de uma questão sofrida pode ajudar muito, porque como diz o velho ditado, aquilo que os olhos não vem o coração não sente. Mas temos que tentar tirar essa visão também dos olhos internos, da lembrança, das memórias recorrentes, e é ai que entra a meditação do perdão. 
Quando você compreende que de alguma forma provocou este mal, que teve interação com o a dor, nesta ou em outras vidas, você deixa de ser uma pobre e impotente vitima e passa a ter o poder de escolher novos caminhos. E pode inclusive se afastar fisicamente da pessoa, ou das pessoas. Pode também se a convivência o forçar ao convívio, o que acontece com muita gente, se isolar no pensamento, não reagir a agressões, não brigar, não discutir, não levantar o mal.
Você pode sim, fazer tudo isso. Mas terá que lidar continuamente com a sua raiva. E de novo voltamos ao primeiro passo que é aceitar. Neste caso aceitar que tem raiva, que sua dor, sua mágoa ainda provoca raiva, mesmo que a situação tenha acontecido há anos atrás, a raiva pode ser muito atual. O que é uma lastima, mas uma situação freqüente.
Sempre brinco com meus clientes dizendo que o karma está na família, na verdade na forma que lidamos com nossa família. Lembrando que o karma não é uma energia fora de nós, nem muito menos uma força, uma lei que venha de fora, dos mestres que estão nos julgando. Se você ainda pensa assim, por favor mude isso. O karma é uma energia que vem de você e das pessoas envolvidas, e justamente por isso pode ser mudado. E garanto que mudanças poderosas podem acontecer. Já vi isso na minha vida e de outras pessoas.
Logo mais devo novamente abordar esse assunto aqui no blog, pois tenho certeza que essa compreensão do perdão é profundamente libertadora, e fundamental para a ascensão planetária.
Se você gostou, por favor comente, divulgue, coloque no facebook, porque o objetivo deste blog é servir ao despertar, ajudar pessoas que estão por perto, ou longe fisicamente mas conectadas com essa vibração.
Gratidão a querida Cleane e Jô, sempre presente, sempre amigas, sempre prontas a ajudar.
Fechando esse artigo me lembrei de uma frase que há anos os mestres repetem: Ninguém é seu amigo, ninguém é seu inimigo, cada um é seu instrutor!
Penso que se desejamos aprender com amor, precisamos nos limpar de tantas dores que estão dentro de nós, porque se não nos perdoamos, se não nos amamos, jamais teremos energia compatível para dialogar com seres de luz.
E vamos na luz ao amor e ao perdão!
Meditação do Perdão
Aproveitem o áudio da meditação do perdão e pratiquem. 

Um beijo a todos,

Maria Silvia

2 comentários :

  1. Sinto exatamente o que o texto cita a respeito de sentir grande magoa por uma pessoa na qual preciso conviver diariamente, que no caso e' a minha mãe.
    Alem das magoas do passado, ainda discordo de todas suas palavras e atitudes no presente,e tenho plena consciência do carma embutido.
    Evito conflitos, me calando e me isolando, mas sei que isso não resolve, e apenas ameniza o problema.
    Comecei a ouvir a meditação do perdão e pretendo faze-lo todos os dias, mas gostaria de saber se ainda posso fazer algo a mais.
    O perdão ao passado parece mais fácil do que a aceitação da pessoa como ela e' no presente.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. eu do site rastreamentodecelular.net Estou aqui denovo comentando,por que adoro esse blog,bom demais,muito bom msm!!!!!!me recomendaram e até hj acompanho,mais ai queria tirar uma duvida sera que esse site é bom http://detetive-particular.com ? se alguem souber me falar,e continue com mais post!! fuuuuuuuuui

    ResponderExcluir