sábado, 9 de março de 2013

A santidade do Arroz!



Você já parou para pensar em tantas coisas lindas que recebemos todos os dias, mas que como já estão totalmente incorporadas em nossa vida nem percebemos?
É o caso do arroz.
Um alimento sagrado. Usado também em rituais, como oferendas de prosperidade e pureza.
Aqui no Brasil é jogado nas noivas como oferta de uma vida próspera e iluminada de coisas boas.
Na Ásia é oferecido aos deuses em cerimonias ancestrais, e em rituiais védicos como aconteceu no meu casamento. Onde foi montada uma fogueira, alimentada por manteiga clarificada, muito arroz, frutas legumes, e cantos sagrados.
Foi lindo.


O arroz é cheio de surpresas...

Lembro que há um bom tempo atrás andava nervosa, tensa, sem dormir direito, e um guia espiritual me mandou tomar banho com água de arroz!
Nossa...
Pois é banho com água de arroz. Aquela aguinha esbranquiçada que sai do arroz quando lavamos antes de cozinhar.
O mentor pediu para lavar uma xícara de arroz e separar a água, e quando fosse tomar banho misturar com a água do chuveiro, e depois do banho normal, jogar pelo corpo, podendo inclusive molhar os cabelos.
Descobri que este é um banho calmante.
Um banho que limpa energias negativas, e alivia sentimentos conflituosos.
E falando em conflitos acho que vale observar que se estamos perturbados, isso não acontece apenas porque recebemos energias complicadas, mas também porque de alguma forma, entramos nessa sintonia. E se entramos, temos algo dentro de nós que vibra desse jeito.
O lado bom é que se está em nós, também podemos mudar.
Mudar a vibração depende em primeiro lugar de uma mudança de pensamentos. E para isso nada melhor do que meditar, buscar auto conhecimento, fazer cursos, e praticar aquilo que aprendemos.

Ainda pensando no arroz e na sua beleza abundante, me lembrei dos campos que vi ao redor das estradas na Índia. Era impressionante a extensão de terras cultivadas.
Lembro que uma vez viajando na região de Agra, indo para Jaipur, ficamos encantados em ver lindos saris coloridos enriquecendo a paisagem.
Uma beleza sofrida ao constatar que eram campos cultivados apenas por mulheres!
Imaginem o trabalho duro do plantio do arroz!
E porque seriam somente mulheres trabalhando nesses lindos campos verdes?
Tudo tão lindo, tão perfeito... Pradarias e montanhas cobertas por este rico cereal mostrando a presença divina esperando o tempo certo de saciar a fome de muitos, fazendo desabrochar o arroz em cachos.
Tenho que me render a beleza dos campos, apesar de minha mente ocidental, não entender muito bem o porque do trabalho pesado recair sobre as mulheres. Aliás observei que quem viaja para a Índia, o tempo todo é testado em suas crenças. Surgem mil perguntas, algumas com respostas espirituais, e outras que ficam pairando na mente sem muitas explicações mesmo, cabendo a gente apenas aceitar, e praticar o deixar fluir a espera que um dia possamos compreender.
Aprendi com os mentores que precisamos reconhecer a vida com gratidão, mesmo aquilo que não entendemos.
Eles explicam que o arroz ensina a calma, a aceitação, e pureza de sentimentos. E que nós do ocidente temos muito o que aprender a esse respeito, pois bastou não entender muito bem alguma coisa, que levantamos a bandeira do contra, criticamos, julgamos, brigamos, e nos perdemos...
Acho que precisamos muito mesmo do arroz, e da sua lição de pureza e paciência. Não é?

Como gosto muito de arroz, aproveito a oportunidade para compartilhar com vocês uma receita muito fácil de Torta de Arroz.
Uma delicia.
Fácil de fazer e muito econômica, pois podemos aproveitar as sobras. Veja:

Torta de Arroz

2 xícaras de arroz cozido
½ xícara de óleo
½ xícara de leite
2 ovos inteiros
Bata tudo no liqüidificador, e acrescente por último 1 colher de chá de fermento em pó.


Faça um refogado com:

1 cebola cortada em rodelas
1 pimentão pequeno cortado em rodelas
2 tomates em rodelas
2 colheres de sopa de azeitonas picadas
Sal e pimenta à gosto
1/2 xícara de salsinha picada


Coloque a massa numa assadeira untada e enfarinhada, cubra com o recheio e leve para assar por aproximadamente 45 minutos.


Se desejar pode espalhar queijo ralado por cima fica muito bom.



Delicia!
Pode servir quente ou frio.

Se você quiser pode rechear também de espinafre refogado, fica muito bom. Você pode também repartir a massa e rechear, e depois cobrir.

Use sua criatividade nos recheios. E bom apetite!

Um comentário :