terça-feira, 18 de junho de 2013

Para onde vamos?



Não sei. E você, amigo leitor, sabe?
Se você souber, deixe seu comentário, estou legitimamente interessada.
Pois não estou fazendo esta pergunta para ter um bom motivo para começar escrever sobre as manifestações que estão tomando as principais avenidas de São Paulo, e agora também acontecem em várias cidades do Brasil. Pergunto por que quero entender.
Descontentamento? Com certeza, e o que mais?
Acho que como tudo começou, com o povo reclamando de um aumento de 20 centavos no preço da condução em São Paulo, não fazia sentido, ou pelo menos não justificava tamanha mobilização. Claro que compreendo que isso é apenas a gota d'água de uma situação muito ruim, onde a desigualde social a cada dia aumenta mais em nosso país, e que o transporte pesa em todos os sentidos. Onibus lotados, trens antigos, também lotados, transito por todos os lados. Claro que é ruim. Mas para onde seguirá esse movimento que alcançou de acordo com a imprenssa mais de 250 mil pessoas em todo país?
As imagens são impressionantes.
Vimos pela TV uma multidão reunida no final da tarde de ontem, segunda-feira dia 17 de junho, no Largo da Batata, que seguiu até a marginal, atravessou a ponte estaiada, e se juntou à mais um enorme grupo de pessoas vindo da região do Brookling, zona Sul de São Paulo, até finalmente chegar ao Palácio do Governo no morumbi.
Pessoas comuns, muitos jovens, aparentemente não "políticos", ou melhor não comprometidos com nenhum partido, mandando baixar as poucas bandeiras que apreceram... Todos caminhando para mostrar o descontentamento. 
Mas quem são os lideres?
Se não se trata de um movimento político, então do que se trata?
Chamar a atenção para uma necessidade de equilíbrio social, que todos nós gostaríamos de viver? 
Direito à saúde, educação, evitar aumento de tarifas?
Sim com certeza. 
Podiamos também ouvir: "Abrimos mão da copa, para ter saúde e educação"... Mas no meio de tudo isso, parece um movimento sem foco, ou com muitos focos.
Minha preocupação, que compartilho com você, amigo leitor, é com a aglomeração, com os excessos, com a violência, e com o oportunismo, que pode abrir a qualquer momento um canal para manifestação de forças negativas junto a multidão.
Será esse mais um reflexo da nossa sociedade que quer ser alguma coisa, que vive descontente, mas não sabe para onde ir, e agora descobre o poder da ação no coletivo?
Com certeza um fenômeno alicerçado nas redes sociais, o que mostra que realmente estamos num mundo novo, rápido, volátil, e às vezes pouco profundo, e até sem discernimento. Pois além de ver as imagens, e comprar idéias, temos sempre que refletir individualmente para entender o que sentimos e pensamos, a respeito do que vemos.
Claro que o mundo deve se transformar para melhor, com mais respeito, politicos honestos, e oportunidades de trabalho, educação, e saúde para a população. E que cada um de nós deve pensar na sua contribuição. 
Vendo estas cenas somos envolvidos pelo desejo de transformação.
Fico pensando se os politicos desonestos tiveram uma boa noite de sono... Serão eles o próximo alvo?
Parece que o povo descobriu que pode fazer algo, que pode se manifestar sem violência, que existe uma força no coletivo. Mas descontentamento não é alma, pode ter sido um impulso, um movimento necessário. Porém é preciso algo mais, talvez um sonho que se torne mais claro, talvez lideranças que mostrem sua cara, e proclame objetivos mais claros. Um passo à frente...
Por enquanto, peço que Deus nos proteja, e coloque muita luz, e amor em sintonia com os manifestantes.

Um beijo a todos, e vamos na luz!

Maria Silvia

Ps. O plano espiritual não mostra o futuro de forma deliberada, quando a gente quer, ou como a gente quer. Nem nos protege de tudo. Algumas experiências precisam ser vivenciadas para nossa própria evolução. Como dizem os mestres: Não privamos nossos filhos das experiências necessárias, pois a alma está encarnada para evoluir, e aprender.
Nas benção de Gandhi: "Devemos ser a mudança que queremos ver!"

14 comentários :

  1. Respondendo sua pergunta, um amigo colocou isso para se pensar:

    "Ontem foi bonito, foi "pacífico" e fizemos tudo o que o Estado nos permitiu! O povo acordou e está na rua, isso que importa. Mas também não vamos esquecer porque estamos saindo: redução da passagem de ônibus, trem e metrô. Essa tem que ser a pauta central da manifestação. Está tudo errado no Brasil? Sim, está. Mas não será levantando 50 mil cartazes, cada um com uma reivindicação diferente, que vamos conseguir mudar tudo de uma vez. Vamos supor que você está com um cartaz escrito "não são 20 centavos, é a corrupção" e um governante te chama pra negociar. E ai, o que você vai colocar na mesa? Então tem que ser um passo por vez. A hora agora é de revogar o aumento. Simples. Revogando o aumento, temos MUITAS outras questões objetivas para correr atrás e mostrar quem é que manda no país. O que importa agora é foco!" (Borges)

    bjs

    vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,
      Agradeço sua participação, e gosto da idéia de ir vencendo por etapas.
      De fato é emocionante ver o povo nas ruas querendo o bem do nosso país.
      Vamos na luz,

      Beijos da MS

      Excluir
  2. o que mais me identifica no seu post é: "descontentamento não é alma!"
    nos vemos em meio a isso tudo...e acho que isso deveria sim acontecer, pq a partir disso sairão outros movimentos igualmente ativos, e um deles também pode ser olhar para si mesmo! Nada de fora já me preenche, mas ao mesmo tempo sou parte do que está fora de mim e um ser em descoberta e muitas confusões também!
    Acredito que tudo está no lugar certo e que tudo acontece quando tem que acontecer...no caminho aprendi a detectar assim minhas lições. Ultimamente estou desfocada e buscando equilibrar os extremos...vamos lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Thalita,

      Acho que o que sinto deste movimento também é a falta de foco, ou melhor os muitos focos. Por que quando se reúnem pessoas de várias ideologias, onde vamos chegar?
      Qual é o ponto em comum?
      Na nossa vida intima é até mais fácil.
      Mas vamos na luz.
      Beijos da MS

      Excluir
  3. Só discordo desse vandalismo que acontece em todos dos lugares, inclusive aqui na minha cidade. Lamentável...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natasha,

      Eu também discordo da violencia.
      Para mim violencia, gritos, agressão mostra falta de argumento...
      Claro que tudo tem seu contexto, mas temos que tomar cuidado, por que agressão pode levantar outras agressões ainda piores.
      Vamos na luz,

      MS

      Excluir
  4. Eu acho necessário a existência de lideranças partidárias que mostrem suas intenções dentro das passeatas...é cômodo participar e agir dentro de grupos sem precisar esclarecer seus posicionamentos e responsabilidades.Agora, é lógico que é necessária uma reforma política no país que expurgue a corrupção como um todo em todos os setores da vida pública que é na verdade, a grande questão nacional e causa da insatisfação geral.Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guaraciaba,

      Concordo com você. Pode ser que entre os manifestantes esteja claro quem é quem, ou quem defende o que, mas para o grande publico existe uma enorme mistura.
      Como você sou a favor de uma vida publica mais limpa, de pessoas no governo que contribuam no mínimo com um comportamento honesto.

      MS

      Excluir
  5. Concordo...falta um objetivo claro !!! Que haja muita luz para guiar os líderes dessas manifestações....

    ResponderExcluir
  6. Querida Van,

    Você está certa.
    Vamos vibrar muita luz para o movimento.

    MS

    ResponderExcluir
  7. Como vejo e o que sinto.

    Particularmente estou ADORANDO estar vivendo esse momento, sou de uma geração que deu muito soco em ponta de faca para ver as coisas de forma diferente em nosso país... vivemos ha alguns anos os resquícios da ditadura militar e havia incutido na sociedade as dificuldades em sentir-se livre para se manifestar abertamente.

    Pois eis que surge uma nova geração, sem partidos, apartidária mas não despolitizada, com influências ainda da sociedade, da mídia, da família é verdade... mas essa nova geração trás consigo os germes da NOVA ENERGIA, trás aquilo que está louco para vir a tona, transformação!

    O que presencio em nosso país, é a mesma energia pedindo passagem, que temos visto desde o início do ano em vários países árabes, em vários países da europa, e agora chega ao Brasil... a energia da mudança. Não da mudança de um governo por outro, pois isso não é contra o governo A ou B, embora alguns assim o queiram fazer, esses ainda não sentiram o significado de tudo que está surgindo. O que se manifesta é a Nova Energia pedindo passagem, onde a humanidade sente e quer apenas VIVER EM PAZ, viver com dignidade, ter os serviços básicos em perfeito funcionamento, fazendo valer seus impostos, para que assim possamos VIVER, amar e estarmos aqui presentes numa forma superior. Esses jovens trazem essa energia à tona, mas o melhor de tudo é perceber que isso é contagiante, pois não somente os jovens estão presentes nesse momento, quando todos dizem que estão apoiando os protestos porque não querem mais corrupção, aumento de tarifas, melhores condições para a saúde e educação... na verdade estão dizendo CANSEI, cansei da velha energia e dizendo sim a algo novo que não sabem ainda o que é... mas... que seja transformador, que seja a NOVA ENERGIA que está chegando e provocando transformações nas mentes humanas!!

    Sabemos que isso se dá por ciclos e que provavelmente esses movimentos irão cessar... mas as sementes já começam a germinar e dar o ar de sua graça

    Desculpe a liberdade de enviar a mensagem, mas como pedisses manifestações... aí foi a minha.

    Abraço

    Ricardo Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo agradeço sua colocação.
      Acho importante a gente se posicionar, dizer o que sente e buscar os ideais.
      Sem essa fé o que é a vida?
      Um beijo e até mais,

      MS

      Excluir
  8. Maria Sílvia, um pequeno movimento por conta do aumento das passagens de ônibus de nossa querida São Paulo tem se mostrado como a gota d'água de um oceano de insatisfação em que vive o povo brasileiro. Promessas de campanhas políticas não cumpridas, expectativas frustradas, sonhos pessoais distantes ou que jamais se realizarão fez ferver o caldeirão de insatisfação que estava latente e pronto para explodir.A questão não são as manifestações em si, elas por si mesmas asseguradas pela nossa Constituição como livre direito de expressão, manifestações essas que mostram, das mais variadas formas, o desejo de se construir um país melhor, um país mais humano e justo. A grande questão é sobre quem irá assumir toda essa energia que se vê nas ruas, pois todo esse vigor popular em mãos erradas pode repetir a história que se viu na Rússia em 1917, ou na Alemanha dos anos 1930...ou seja, existe o grande risco de se estar gerando o ovo da serpente. Um grande abraço. Fique na Paz e na Luz! Osmar Roberto Teixeira

    ResponderExcluir
  9. Maria Sílvia, um pequeno movimento por conta do aumento das passagens de ônibus de nossa querida São Paulo que aumenta a cada nova manifestação tem se mostrado como a gota d'água de um oceano de insatisfação em que vive o povo brasileiro e multidões vão às ruas. Promessas de campanhas políticas não cumpridas, expectativas frustradas, sonhos pessoais distantes ou que jamais se realizarão fez ferver o caldeirão de insatisfação que estava latente e pronto para explodir.A questão não são as manifestações em si, elas por si mesmas asseguradas pela nossa Constituição como livre direito de expressão, manifestações essas que mostram, das mais variadas formas, o desejo de se construir um país melhor, um país mais humano e justo. A grande questão é sobre quem irá assumir toda essa energia que se vê nas ruas, pois todo esse vigor popular em mãos erradas pode repetir a história que se viu na Rússia em 1917, ou na Alemanha dos anos 1930...ou seja, existe o grande risco de se estar gerando o ovo da serpente. Um grande abraço. Fique na Paz e na Luz! Osmar Roberto Teixeira

    ResponderExcluir