segunda-feira, 27 de maio de 2013

Quem desdenha quer comprar...



Várias pessoas comentaram que é muito bom viajar, e eu concordo. Quando a gente viaja aprende muita coisa com aquilo que vê de novo, e também com aquilo que deixou para trás.
Nossa casa, nossa cama, a comida, pessoas queridas... Não exatamente nesta ordem, por que às vezes o bom de viajar é mesmo deixar essas coisas, e até essas pessoas para trás por um tempo.
Nada como o silencio, e ausência de alguns hábitos do cotidiano para a gente dar valor ao que tem!
Recentemente estive num lugar, ao meu ver, muito maluco. O maior outlet dos EUA. Woodbury. 
Um lugar enorme, a aproximadamente uma hora de Nova York, cercado de montanhas verdes, que imagino que poucas pessoas parem sequer um minuto para olhar, porque se tentarem sentar para descansar, vão descobrir que é muito difícil encontrar um banco sequer. 
Tudo isso por que nesta Disneylandia de adultos, é esperado que você não pare para nada. E compre, compre, compre, compre.... E se estiver sol, como no dia em que estive por lá, melhor ainda. Por que sombra mesmo só dentro das lojas...
Aqui tem de tudo, e de todos. Pessoas do mundo inteiro, cheias de sacolas, tentando levar um pouco, dos sonhos, e das maravilhas do consumo em suas malas.
No final da tarde do primeiro dia que passei por lá, meu marido, que ja viajou comigo tantas vezes para a Índia em retiros espirituais me falou:
"Você não acha que isso aqui lembra um pouco o Ashran?"
Compreendi o que ele quis dizer... Parecia com um Ashran na Índia,  por que estava quente, por que tínhamos andado o dia inteiro, por que estavamos cansados, esgotados de conviver o tempo todo com pessoas desconhecidas, cheias de emoções tumultuadas.
Claro que cada um tem seu templo, seus sonhos, desafios e aprendizados. Tanto espirituais quanto materiais.
A vida é um eterno desafio, e o tempo todo queremos mais, queremos superar, vencer, ganhar.
Vi muitas coisas engraçadas, e as vezes até patéticas em viagens. 
Gente cansada, brigando, chorando, exigindo seus direitos. E sei que muita gente procura alívio das frustrações comprando, comprando, comprando.
Cada um tem sua forma de lidar com a vida, com Deus, com seus desafios. E comprar é só mais uma forma de lidar com tudo isso..
Sei que tem gente que ainda não está pronta para assumir uma vida mais simples, sem tantos desejos, ou sonhos. Mas sei também que continua valendo o velho ditado que diz que, quem desdenha quer comprar...
Não faço apologia da pobreza para alcançar Deus, nem para viver uma vida mais espiritual, ou elevada. Ao longo da minha vida, conheci ricos generosos, e cheios de compaixão, e também pobres muito sem educação, ou respeito. Conheci também gente muito bacana com, e sem dinheiro. E aprendi que o dinheiro é apenas mais um teste na caminhada espiritual.
Seja qual for sua religião, ou condição social, o que verdadeiramente importa é o uso adequado que voce esta fazendo com os recursos que Deus te deu. Por que se você hoje é uma pessoa rica, com certeza é esperado de você uma atitude, mas se você é pobre também há uma lição a se cumprir.
Tudo faz parte de um cenário que foi criado para você viver o melhor de sua experiência na Terra.
Seja onde e como for, faça o seu melhor!
Eu aprendi desde cedo que não preciso ter tudo o que vejo... Muitas, mas muitas vezes, sou mais feliz olhando, aprendendo, observando do que comprando. Mas não desdenho mais.
Descobri que todas as vezes que desdenhamos é por que queremos comprar...

2 comentários :

  1. A vida tem destas surpresas.. Costumo falar que estamos aqui num parque de diversão..As vezes acertamos o brinquedo, outras entramos naqueles q dar medo.. outros te faz rir.. e outros vc tem q ficar pendurado.. Mas , se olharmos em volta, veremos a verdadeira luz.. Estamos só de feriasssssssssssss.. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Nazaré,

      Gosto demais do seu jeito simples de falar da vida.
      Tem tudo a ver pensar assim.
      Beijos

      MS

      Excluir