sexta-feira, 31 de maio de 2013

Uma reflexão sobre sucesso...



Acho muito interessante essa história de sonho, missão, compromissos de vidas passadas, e como isso tudo tem a ver com a história da humanidade. E você já parou para pensar no que podemos aprender espiritualmente com isso?
Quando visitava o The Frick Collection em NY, um lugar de uma riqueza impressionante, com obras de arte de primeira grandeza, esse tema ocupou minha mente o tempo todo. Como esta pessoa construiu tudo isso? Missão? Com certeza.
Maria Francisca, minha amiga que recomendou a visita a este lugar tinha me dito que o lugar foi a casa de um milionário, e hoje é um museu! Difícil imaginar como seria ter todo esse dinheiro.
Fazendo um paralelo, imaginava as coisas que perseguimos, e conquistamos, e aquelas que simplesmente não dão certo, por mais que insistimos, pois todo mundo passa por isso.
É muito comum a gente ficar desejando coisas que não vão acontecer.  Assim como também é bem comum, de repente, a gente perceber que está seguindo por um caminho totalmente inesperado e bom!
Tenho certeza que já aconteceu com você de imaginar mil coisas, e nada dar certo, e de uma hora para outra novas coisas aparecerem, e aquilo tomar um grande sentido.
NY é um reduto de riqueza, e poder. De grandes nomes que se destacam na multidão, e de incríveis vitrines, com mil histórias para imaginarmos.
Pensando nessas coisas de milionários, fiquei imaginando os sonhos, desejos, realizações, e frustrações deles. Fiquei pensando que atrás das lendas existiram pessoas.
Quem será que elas eram de verdade? O que sentiam? Como lidavam com os problemas? Com a família? Com o dia à dia? Será que realizaram os seus karmas com amor?
Que impulso invisível, e poderoso fez esse sucesso acontecer? Por que foram escolhidos?
Talvez parte da resposta estivesse nesse cenário de vitrine, que de repente, encontrei no caminho.
Enormes painéis coloridos disputavam espaço com sapatos, e bolsas caras, para contar a história de sucesso de um "sapateiro".
Um artesão que deu certo. Na verdade muito certo, pois é só olhar o endereço nobre de sua loja para imaginar o tamanho da conquista consagrada.
Mas, e todas as outras pessoas, simples mortais, como eu e você? O que fazemos com nossos muitos sonhos, e com todas as expectativas que não dão certo? Como lidamos com as frustrações, e que tipo de aprendizado podemos tirar dos exemplos de homens como ele?
Sonhar? Sim, não?
Para essas questões, às vezes sim, e não, podem estar na mesma frase.. Por que nem tudo que imaginamos vai dar certo. Talvez nem a metade dos nossos sonhos passará perto de se concretizar. Quem sabe dez por cento, de tudo o que pensamos vai ser realidade um dia. Mas e aí?
Ficamos mergulhados em nossa mente?
Fechados, como numa redoma de vidro?
Ou caímos no mundo, e fazemos o que der para fazer?
Sinceramente acredito que temos que buscar realizações.
Conseguindo ou não. Mas sou contra ficar carregando um milhão de idéias sem fazer nada. Senão nossos sonhos ficam com peso de frustração. E é muito pesado carregar frustrações. 
Claro que não sabemos o que vai dar certo, e o que não vai. Aliás, ninguém sabe. Imagino que até o Salvatore Ferragamo também não tinha certeza que seu talento seria amplamente reconhecido.
Será que ele também teve duvidas?
Acho que a vida acaba mesmo sendo um jogo de claro-e-escuro. Onde às vezes o sucesso, como numa loteria, nos alcança, e outras vezes não.
Mas a experiência mostra que nem todo mundo vem para este mundo para fazer grandes histórias, ou criar mitos. Aliás, a  maioria das pessoas vem aqui para arrumar coisas simples como amar os familiares, ganhar dinheiro para pagar as contas, passear de vez em quando, comprar umas coisinhas.....
Então se é assim, precisamos mesmo investir na felicidade no dia-a-dia, e encontrar um caminho de luz interior para fazer a experiência na Terra realmente ganhar um sentido.
E posso dizer com segurança que está tudo certo quando fazemos as pazes com nosso caminho!
Por que então ficamos tão infelizes com o que não temos?
Nem todas as portas estão abertas para nós.
Isso é um fato.
As portas que estão abertas, são somente aquelas que fazem algum sentido para nossa evolução, dentro de um plano divino, traçado por nós, e por nossos mentores, antes de encarnarmos, e que vai reger toda nossa existência. 
Gostemos ou não deste fato, costuma ser assim que a vida funciona. 
Para um sapateiro despontar num tremendo sucesso, milhões de outros não deram certo. E nem se quer, perderemos um segundo da nossa vida imaginando como foi a vida deles. Mas o que isso importa?
Aliás, o que importa o sucesso do Salvatore Ferragamo?
Talvez o sucesso dele, e de sua caminhada importe para seus funcionários, fornecedores, investidores, e para aqueles que têm dinheiro para comprar suas lindas peças. Mas para mim, ou para você, que sentido tem essa fortuna? Ou suas bolsas tão caras como pequenas obras de arte?
Mármores caros enfeitando vitrines com enormes vidros duplos, e o que mais mesmo?
Sapatos... E bolsas...
Para que precisamos de tudo isso?
Resposta básica: "Para andar".
Mas com certeza podemos também andar com nossos sapatinhos comprados em qualquer lugar perto de casa, e de preferência que não machuquem os pés. 
Por que o que importa é a caminhada, e como vamos nos conduzir. Não é?
Que fique claro que não sou contra a arte, nem contra a beleza, nem contra o sucesso de ninguém. Ao contrário, admiro tudo isso. Admiro a arte, os grandes artistas. Acho mesmo que a Terra precisa de exemplos de valor, de gênios da arte, pintura, ciência etc.
Sei que se trata de grandes almas, missionários em seus seguimentos.
Desejo muita luz para quem esta tendo sucesso. E paciência para quem ainda não chegou lá, mas quer chegar.
Às vezes acho que foi sorte que levou algumas pessoas conseguirem tantas coisas; outras vezes, consigo ver claramente que houve muito trabalho e dedicação para criar algo que o mundo dá valor.
Acho apenas que tudo isso é muito passageiro tanto o sucesso de alguns, como o fracasso de outros.
Lembro que o sucesso de grandes impérios já se perdeu, ou simplesmente passou. Por isso, sinto que, o que vale é a gente viver hoje com qualidade, investir no crescimento pessoal, no bem das pessoas à nossa volta, no amor nas nossas relações, por que as coisas do mundo são do mundo, enquanto que as coisas do amor, são do espírito, e a luz dessa conquista espiritual levamos para sempre!
E para fechar esse post, gostaria de compartilhar com vocês este vídeo:


Um beijo a todos,

MS


3 comentários :

  1. Nossa, só agora vi esse post, que lindo, MS!!!
    Quanta reflexão nos provoca, nos incita! Sim, eu tb concordo que é preciso sonhar, sempre! Se as coisas vão acontecer de acordo com nossos sonhos...
    Há que se ter na mente e no coração a esperança, a fé, a confiança, a determinação. As coisas passam, as impressões impregnadas na alma, essas nós levamos para sempre, não é?
    Grata, sou mto grata!
    Bjs com carinho,
    Fran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Fran,

      Você participou deste post.
      Obrigada pela sugestão.
      Gosto de oferecer carinho e gratidão...
      Beijos,

      MS

      Excluir
  2. Sou uma pessoa que vem trilhando na busca da espiritualidade, do aprendizado e das novas descobertas. Sou Umbandista e sei que minha religião para muitos é como remar contra a maré, eu, que vivencio todos os dias àquelas experiencias, posso afirmar, o crescimento espiritual em qualquer religião vai depender do processo evolutivo de cada um e de sua 'boa vontade'. Amo muito!
    E ontem, ouvi assim: "Vocês não estão conseguindo juntar dinheiro, por conta 'desse lugar' onde vão!"...Uma frase que coloca a depreciação da religião, o preconceito e nota-se o interesse materialista dentro das religiões. De fato, o que se busca dentro de uma religião? E quem disse que estou infeliz financeiramente? Quer dizer que passar por um 'aperto' qualquer isto sempre será atribuido a religião? E o crescimento espiritual? A busca? Onde fica a responsabilidade de cumprir bem o seu papel nesta terra?...Fiquei triste. Mal dormir. E hoje, vi seu texto, me fez refletir mais sobre o assunto e me acalentou. Entendi aquilo que já sabia, todos temos seu papel nesta terra.
    Gratidão!

    ResponderExcluir