domingo, 6 de janeiro de 2013

Bolo de Reis



Bolo de Reis


Há alguns anos estudo o simbolismo espiritual por trás das tradições, e amo o Natal e é claro que por conta desse meu sentimento pelas coisas natalinas, que cheguei ao bolo de reis. Tradição antiga  em varias culturas. Descobri inclusive que em varios paises os dia de distribuir presentes é dia 6 de janeiro, e não dia 24 ou 25 de dezembro. Pesquisei além das receitas o significado das oferendas, e naturalmente as referencias sobre os reis Magos, Baltazar rei da Arabia (senhor dos tesouros), Melchior rei da Pérsia (rei da luz), e Gaspar rei da India (o branco).
Diz a lenda que quando o menino Jesus nasceu uma estrela especial brilhou no céu apontando o local onde o Cristo Salvador estava, e que os reis eram magos, que sabiam ler as estrelas, e conheciam as ciências ocultas.


Conta a historia que e os reis magos se encontraram para cumprir com sua missão de oferecer presentes especiais para a criança.



Ouro presente para o rei. Simbolizando as riquezas materiais.


Insenso para um religioso. Mostrando o domínio sobre forças do astral e também limpeza.


Mirra para um profeta, símbolo da morte, e do embalsamento dos mortos.

Ainda hoje muitas pessoas cultivam a tradição de no mês de janeiro compartilharem entre amigos e familiares o famoso bolo de reis que tem receitas diferentes. Assim voce é livre para fazer a sua do seu jeito. Eu gosto de receitas simples, ja que sou apenas uma cozinheira nas horas vagas. Sempre capricho nos meus preparos, mas não ouso me dar qualquer título especial nessa função.
Ano passado minha amiga Nazaré De Maria me lembrou de resgatar essa tradição e fizemos um encontro com os amigos que trabalharam no Seva de Natal. Foi uma espécie de festa de confraternização. Dentro do bolo tinham alguns símbolos especiais, como no passado quando eram colocada favas, que nas tradições antigas eram usadas para um jogo de sorte. No nosso caso eram pequenos adornos simbolicos, uma coroa, um anel, uma chave, uma moeda, tudo embrulhado em papel alumínio. 
Voce pode fazer o mesmo em sua casa, juntando seus amigos e vendo o que esta reservado para cada um.
A coroa mostra quem será o rei daquele ano, que além da sua função e responsabilidade de cuidar do grupo de amigos, terá que no ano seguinte oferecer o bolo.
O anel simboliza união, casamento, relacionamento.
A chave, poder de abertura, de conduzir a vida.
A moeda, dinheiro, prosperidade.

A receita vem da Nestlé, vamos testar?


3 comentários :

  1. MARIA SILVIA , BOA NOITE FIQUEI MUITO FELIZ COM A SUA POSTAGEM NA PAGINA. ELA JÁ É SUA PARA POSTAR O QUANTO QUISER E ESTOU MUITO FELIZ POR TE-LA COMNOSCO. COMO DISSE ANTES SEJA MUITO MUITO FELIZ AQUI ´E ASUA CASA . VC VEI PARA SOMAR PARA DEIXAR A SUA VIBRAÇÃO, AS SUA MENSAGENS E SEUS ENSINAMENTOS

    ResponderExcluir
  2. Hugo agradeço o carinho. Logo mais vamos às mensagens canalizadas.
    Receba meu carinho.
    MS

    ResponderExcluir
  3. OI,que em 2013,espero muitos cursos no Rio Grande do Sul.
    Poderias fazer meditacões online,seria muito bom.Agradeço,sou grata.yeda

    ResponderExcluir