sábado, 5 de outubro de 2013

Navaratri em sintonia com a Mãe Divina





Navaratri ou Dasara é um grande festival lunar que acontece nesta época do ano na Índia. Onde durante 9 dias as pessoas fazem orações, meditações e pujas para a mãe divina.
Algo parecido com uma novena.
Tres aspectos da grande mãe são exaltados.





O festival tem inicio hoje dia 5 de outubro, em sintonia com Durga, e com um processo de purificação, limpeza das energias que estão dentro e fora de nós.
Momento em que limpamos nossa casa, doamos roupas e utensílios que estão fora de uso.
Fazemos defumações e tentamos resolver questões emocionais que estão em desarmonia, inclusive acertos com pessoas. Pedir desculpas, arrumar algumas histórias...
Durga é a mãe poderosa que domina o ego, simbolizado por um leão ou tigre que ela vem montada.







Escolhi este mantra para Durga, que você poderá ouvir e repetir.




O segundo período em sintonia com Lakshmi tem início dia 8 de outubro. Lakshmi é a deusa da prosperidade, rege a vontade  e a manifestação de coisas boas em nossas vidas. Nos três dias em


sintonia com ela, devemos pedir força para realizar nossos intentos, fortalecimento da fé, onde devemos colocar em ação nossos planos. Se você quer arrumar um novo emprego, escreva seu currículo, converse com as pessoas. 
Se seu desejo é emagrecer, ou começar fazer ginastica, ou qualquer outra atividade, aproveite este incentivo. 
Também é o momento de você cuidar da sua cozinha, organizando seus utensílios, arrumando os potes de alimentos, e separando grãos para preparar um bom cozido em oferenda à Deusa.






Para Lakshmi este mantra alegre.







O terceiro período consagrado para a deusa Saraswati, em sintonia com o raciocínio iluminado pela grande luz, tem início dia 11 de outubro e segue até dia 13 quando é comemorado o dia da vitória. Nesses dias além de fazer sua meditação especial orientada à mãe divina, equilibre sua alimentação, vigie seus pensamentos, reflita sobre suas escolhas, e tente ser mais leve, não julgue as pessoas, se afaste um pouco do sofrimento, se fortaleça em sentimentos positivos.
Lembre que a vivencia espiritual deve justamente conduzir você para um estado de mais tranquilidade frente os desafios da vida.
A vivencia espiritual não se restringe à estar em lugares lindos, especiais espalhados pelo mundo. Espiritual é e deve ser a nossa conduta diária!




Para Saraswati econtrei este mantra que me pareceu bem suave.




Lembrando que no próximo domingo dia 13 de outubro, às 18hs faremos em Alpha Lux uma cerimonia de mantras e orações especiais para a mãe Divina.
Atividade Gratuita - Colabore com alimentos não perecíveis que oferecemos à famílias carentes.
E como nada é por acaso, este ritual acontecerá junto com a festa da padroeira do Brasil Nossa Senhora de Aparecida. Tudo para nos lembrar da unidade.

Espero que você goste.

Um beijo a todos, e bom final de semana.

Maria Silvia

8 comentários :

  1. Obrigado pelas explicações. É sempre bom entrar em contato com novas experiências e dia 13/10, com certeza será muito bom.
    Namastê.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme sempre bom ter você por aqui.
    Acho importante a gente observar a sintonia.

    Beijos e bom final de semana,
    MS

    ResponderExcluir
  3. E como nada é por acaso, estou trabalhando com uma família indiana. Ela me mostrou os mantras e alimentos que coloca no altar para as orações dessa semana. Sintonia total. Rezemos pela acolhida materna das nossas "mães espirituais" Maria, Saravastri, Lakshmi, Saraswati...Obrigada por mais um ensinamentos...graças aos seus posts sobre a India, seus deuses e tudo mais, não estou fazendo feio com a família indiana :) beijos e um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa que legal.
      Estamos sempre em sintonia não é querida?
      Você aprendendo ao vivo.
      Coragem.
      Muita luz e bençãos,

      MS

      Excluir
  4. Muito apropriado para o momento! Novas direções!

    Namastê

    ResponderExcluir
  5. Maria Silvia,
    gratidão aos ensinamentos.

    Se por acaso, eu não sei dizer, mas li o texto hoje, madrugada de domingo para segunda, porém, ontem, sábado, dia 05, limpei a minha casa, mudei objetos de lugar, e hoje, domingo, quando acordei, senti vontade e defumei a casa com incensos, ao som do Gayatri.
    E saber sobre o início deste ritual Indiano, me emociona.
    É possível que eu tenha entrado em sintonia com essa energia sem conhecimento prévio?
    De qualquer forma, possível ou não, estou feliz, por entrar na sintonia.

    Um beijo.

    ResponderExcluir